Hospital Santa Catarina ganha fotocoagulador que vai permitir cirurgias em bebês prematuros

fotocoaguladorA retinopatia da prematuridade, doença agressiva que acomete os bebês prematuros, já pode ser tratada no Hospital Santa Catarina, Zona Norte de Natal. A unidade acaba de receber um fotocoagulador a laser, equipamento que vai permitir a cirurgia no próprio hospital, que registra uma grande demanda de bebês com o problema que pode causar cegueira.

“Com grande alegria recebemos este equipamento, pelo qual vínhamos batalhando. Agora poderemos realizar a cirurgia no próprio hospital”, festeja o médico João Phillipe Melo, oftalmologista. Ele também informou que a equipe que irá atuar no centro cirúrgico, formada por médicos e enfermeiros, participou de um treinamento específico para operar a máquina.

No Brasil, de acordo com dados do Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (Sinasc), do Ministério da Saúde, 340 mil bebês nascem precocemente ao ano, o que equivale a 931 por dia ou 40 por hora. A taxa de prematuridade é de 12,4% no País.

Antes da chegada do fotocoagulador, os bebês com retinopatia da prematuridade nascidos no Hospital Santa Catarina precisavam ser transportados para o Hospital Onofre Lopes a fim de se submeterem à cirurgia, o que acarretava risco de vida durante o transporte, devido à fragilidade física própria da prematuridade.

A doença atinge os bebês nascidos antes de 36 semanas e com peso abaixo de 1,6 kg. Trata-se do crescimento desorganizado dos vasos sanguíneos que suprem a retina e que podem sangrar, provocando o descolamento da retina e a perda da visão.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde Pública

Site: www.saude.rn.gov.br

Twitter: www.twitter.com/SesapRN 

Instagram: @sesaprn