Santa Catarina – Secretaria de Estado da Saúde entrega ambulância ao SAMU de Chapecó

Na manhã desta sexta-feira, 07, o secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, entregou uma ambulância ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município de Chapecó, no Oeste. O veículo faz parte do terceiro lote de renovação da frota do SAMU, em 2013. O lote, com seis unidades básicas, contemplou, além de Chapecó, as cidades de Itaiópolis, Itapoá, Lages, Siderópolis e Águas Mornas.

A secretária de Saúde de Chapecó, Cleidenara Weirich, avalia que iniciativas deste porte garantem uma maior resolutividade nas ações e serviços prestados aos chapecoenses. “Desta forma estamos assegurando que a população viva mais e com qualidade”, declara.

Somente este ano, foram entregues 38 novas ambulâncias ao SAMU. O primeiro lote, com 19 ambulâncias, foi entregue em janeiro a 17 municípios catarinenses. O segundo lote renovou a frota de Joinville, com três novas viaturas, entregues em março. O gerente do SAMU, César Korczaguin, explica que neste terceiro lote foram contemplados os municípios que ainda não haviam recebido novas unidades, este ano.

As ambulâncias foram enviadas pelo Ministério da Saúde. O investimento total, na compra das seis unidades básicas, foi de R$ 732 mil. Com mais esse lote, Santa Catarina conta, agora, com 50% da frota do SAMU renovada no último ano. “Uma frota nova diminui os custos de manutenção e, principalmente, atende a população com mais rapidez e segurança”, avalia o secretário Dalmo de Oliveira.

A Secretaria de Estado da Saúde realiza a troca de ambulâncias a partir de critérios técnicos, envolvendo tempo e quilometragem. “As unidades não rodam mais do que três anos”, afirma o gerente do SAMU.