SAÚDE BUCAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

O Debate Virtual do Conass desta sexta-feira (02/10), às 16h30, irá apresentar experiências exitosas de municípios brasileiros na estruturação dos serviços de Saúde Bucal e discutir desafios e caminhos na organização dos serviços odontológicos em rede. O objetivo é apoiar profissionais e gestores na estruturação das ações e dos serviços de Saúde Bucal, buscando responder de forma efetiva à pandemia de Covid-19, o que tem sido um grande desafio.

A organização do cuidado em Saúde Bucal, em todos os níveis de atenção, também é profundamente afetada nesse cenário, uma vez que uma das principais via de transmissão do vírus é a saliva e os procedimentos odontológicos, por sua natureza, apresentam elevado potencial de contaminação cruzada entre usuários e profissionais. É necessário cuidar e proteger a população e também os profissionais de saúde.

O Guia Orientador para Enfrentamento da Covid-19 na Rede de Atenção à Saúde, elaborado conjuntamente pelo Conass e o Conasems, apresenta orientações para apoiar profissionais e gestores de saúde bucal da Atenção Primária à Saúde (APS) na organização do cuidado aos usuários.

Este encontro virtual contará com a participação do coordenador de Saúde Bucal de Caxias, Maranhão, Thiago Henrique Gonçalves Moreira; da coordenadora de Saúde Bucal de Mairi, Bahia, Caroline Santos Figueiredo; e do facilitador da Planificação da Atenção à Saúde do Conass, Wagner Fulgêncio Elias. Os debatedores serão o assessor técnico do Conasems, Rodrigo Lacerda; e a coordenadora geral de saúde bucal do Ministério da Saúde, Caroline Martins José dos Santos. A mediação do debate será feita pela assessora técnica do Conass, Maria José Evangelista.

Perguntas poderão ser enviadas pelo www.conass.org.br/participe

Transmissão

Portal do Conass: www.conass.org.br

Canal do Conass no YouTube: www.youtube.com/conassoficial