Saúde conta com Programa de Cuidados Paliativos no SUS


Parceria foi firmada entre a Pasta, Ministério da Saúde, Proadi-SUS, Conass e Hospital Sírio Libanês

A partir desta quinta-feira (10), o Hospital Regional de Ceilândia (HRC) passa a fazer parte do Programa de Cuidados Paliativos no SUS – Atenção Hospitalar, Ambulatorial Especializada e Atenção Domiciliar. Esta é uma parceria entre a Secretaria de Saúde, Ministério da Saúde, Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) e Hospital Sírio-Libanês.

O Programa de Cuidados Paliativos no SUS visa integrar a prática de cuidados paliativos em toda a rede de atenção à saúde (atenção básica, cuidados ambulatoriais, domiciliares e hospitalares) a pacientes e famílias do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma a propiciar cuidados continuados integrados. A assinatura do Termo de Compromisso foi realizada nesta quinta-feira (10), no Hemocentro.

“Esta é uma parceria importante para a Secretaria de Saúde, tendo em vista que o Programa de Cuidados Paliativos no SUS vai ajudar a aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares. Um dos grandes desafios é retirar esses pacientes dos hospitais e treinar familiares para conseguirem cuidar das doenças crônicas e degenerativas”, afirma o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

O Programa de Cuidados Paliativos no SUS possui cinco fases, sendo elas: diagnóstico; plano de ação; sensibilização e capacitação; implementação e monitoramento. Pelo cronograma previsto no programa, os resultados devem ser apresentados em dezembro.

“Já existe uma equipe de cuidados paliativos dentro do HRC e com este programa as equipes do Hospital Sírio-Libanês farão consultorias para ampliar os cuidados e prestar maior assistência, com o apoio do Núcleo de Atenção Domiciliar (NRAD). Queremos ampliar o número de pacientes, dessa forma, as Equipes Saúde da Família prestam a assistência em domicílio e o NRAD cuida dos mais complexos”, explica a superintendente da Região de Saúde Oeste, Lucilene Florêncio.

De acordo com a gestora, a Região de Saúde Oeste enfrenta muitas situações difíceis envolvendo abandono e vulnerabilidade social de pacientes com cuidados paliativos. Hoje, são 85 adultos e 16 crianças de cuidados paliativos sendo atendidos pelo NRAD da região.

Segundo Daniel Fortes, gerente de projetos do Hospital Sírio-Libanês, o objetivo principal do Programa de Cuidados Paliativos no SUS é melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares, diante de doenças que ameaçam a vida. Além disso, esse é um programa que agrega valor, porque reduz gastos com outros tratamentos mais complexos na área da saúde.

Cuidados paliativos

Pela definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) é a abordagem que promove qualidade de vida de pacientes e seus familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida, através de prevenção e alívio do sofrimento através de identificação precoce, avaliação adequada e tratamento da dor e outros sintomas, sejam eles físicos, psicossociais ou espirituais.

Leia a matéria no site:  http://www.saude.df.gov.br/saude-conta-com-programa-de-cuidados-paliativos-no-sus/

Fonte: Jurana Lopes, da Agência Saúde
Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF