Saúde de Goiás lança processo para melhor atendimento na Região Oeste 2 do Estado

Todas as unidades de saúde localizadas nos municípios da Região Oeste 2 de Goiás terão suas ações totalmente estruturadas para melhor atendimento à população. A atividade inicial desta transformação ocorreu na manhã desta quarta-feira, 5 de julho, em São Luís de Montes Belos, com o lançamento do Processo de Tutoria da Planificação da Atenção Primária à Saúde. O evento contou com a participação de prefeitos, secretários municipais de Saúde e profissionais e representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

O superintendente de Acesso a Serviços Hospitalares e Ambulatoriais da SES-GO, Cleudes Barbosa da Costa, representou o secretário Leonardo Vilela no encontro. Em seu pronunciamento, ele destacou que o avanço e melhoria da atenção primária à saúde constitui uma das metas da SES-GO e será efetivado, de forma gradativa e escalonada, em todos os 246 municípios goianos. Esta grande força tarefa está sendo efetivada por meio da Planificação da Atenção Primária, desenvolvida pela SES-GO em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) desde o fim de 2015.

A superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Evanilde Fernandes Costa Gomides, destaca que o Processo de Tutoria constitui a parte prática da Planificação da Atenção Primária. Num primeiro momento do programa, todos os profissionais de saúde lotados nos serviços de atenção primária, do mais simples ao mais graduado, são capacitados e atualizados em seis oficinas sobre temas diversos. O conteúdo teórico é transmitido por meio da multiplicação de conhecimentos.

De acordo com Evanilde Fernandes, até agora o Processo de Tutoria foi lançado e está sendo executado nas Regiões de Saúde Entorno Sul, com sede em Luziânia; Pirineus (Anápolis); Centro Sul (Aparecida de Goiânia) e Rio Vermelho (Cidade de Goiás). Na Região Oeste 2, foram selecionadas como unidades laboratório o Centro de Saúde Cantinho da Esperança, localizada em São Luís de Montes Belos, e a Unidade Joaquim David Soares, de Buriti de Goiás. Em ambas, conforme a superintendente, os profissionais reorganizarão todos os processos de trabalho com o intuito de melhorar, ampliar e agilizar a assistência à saúde da população.

Evanilde Fernandes acentua que o processo de tutoria tem apresentado resultados positivos nos outros municípios onde foi realizado. Nos municípios da Região Entorno Sul foram efetivadas iniciativas exitosas como o atendimento por hora marcada, a implantação do prontuário da família, a estratificação de risco das famílias e a interação e integração das equipes de saúde da família, entre outras medidas.