Saúde e Pró-Sangue pedem doação para aumentar estoques

A Secretaria de Estado da Saúde e a Fundação Pró-Sangue pedem apoio da população para recuperar os estoques de sangue. Hoje, a instituição está operando apenas com 40% da reserva necessária para dar atendimento a mais de 100 instituições de saúde da rede pública.

A manutenção do estoque é fundamental para a realização de cirurgias. Os sangues do tipo O+, O-, A- e B- estão em estado de emergência, ou seja,
Em fevereiro, a doação de sangue registrou forte queda, possivelmente como impacto das férias e feriado de carnaval, por exemplo.

“Pedimos apoio às pessoas para que doem sangue sempre que puderem, e especialmente neste momento. A doação de sangue é segura e fundamental para ajudar a salvar vidas”, enfatiza o Secretário de Estado de Saúde, José Henrique Germann. Os postos de coleta não oferecem riscos aos candidatos.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.
Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.
No dia da doação é realizada uma entrevista de triagem. Devido ao novo Coronavírus, há alguns impedimentos que podem ser consultados a seguir.
No site da Pró-Sangue é possível consultar os pré-requisitos básicos para doar. A dica é doar durante a semana, de segunda a sexta, pois o atendimento é mais rápido. Para horário de funcionamento dos demais postos de coleta acesse www.prosangue.sp.gov.br ou ligue para o Alô Pró-Sangue (11 4573-7800).
Os endereços dos postos de coleta em demais regiões de SP podem ser consultados em: http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/cidadao/homepage/outros-destaques/doacao-de-sangue.

Coronavírus

• O novo coronavírus foi incluído pelo Ministério da Saúde nos critérios de triagem. No momento, não podem doar os seguintes perfis de:
• candidatos procedentes de regiões com transmissão local são considerados inaptos por 30 dias, após retorno destas áreas.
• candidatos que tiveram contato nos últimos 30 dias com pessoas que apresentaram infecção confirmada pelo COVID-19 ou casos suspeitos dessa doença são considerados inaptos por 30 dias, após o último contato com essas pessoas;
• candidatos que apresentaram infecção pelo COVID-19 são considerados inaptos por um período de 90 dias, após recuperação clínica completa (assintomáticos);
• candidatos que tiveram contato próximo com pessoas que vieram de regiões com casos autóctones podem doar após 14 dias do contato, desde que assintomáticos.

Fonte: Ascom SES/SP