Saúde realiza curso sobre Manejo Ventilatório de Pacientes com Covid -19

– Esse mesmo curso foi anteriormente ofertado no mês de Junho de 2020 para profissionais de saúde em Palmas. – Divulgação Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (ETSUS), em parceria com o Ministério da Saúde, por intermédio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), e o Hospital do Coração (HCOR) de São Paulo, realiza pela segunda vez o Curso de Manejo de Ventilação Mecânica com Pacientes com Covid-19. A qualificação acontecerá nos dias 01, 03 e 09 de setembro, nos municípios de Porto Nacional, Gurupi e Araguaína.

A segunda edição do curso se faz necessária em decorrência do crescente número de casos da Covid-19 no Estado, e desta vez vai incluir hospitais de pequeno porte. “O objetivo é capacitar os profissionais que atuam na linha de frente nos cuidados com os pacientes graves acometidos pela Covid-19. O público alvo são médicos, enfermeiros e fisioterapeutas das unidades”, destacou a Diretora da ETSUS, Fabíola Sandini Braga.

As unidades hospitalares contempladas nesta edição são: Hospital e Maternidade Tia Dedé, Hospital Regional de Porto Nacional, Hospital Regional de Dianópolis, Hospital Regional de Arraias, Hospital e Maternidade Dona Regina, Hospital Regional de Paraíso, Hospital Regional de Miracema, Hospital Regional de Araguaína, Hospital Regional de Guaraí, Hospital Regional de Augustinópolis, Hospital Regional de Pedro Afonso, Hospital Regional de Xambioá, Hospital Regional de Arapoema, Hospital Regional de Gurupi, Hospital Regional de Alvorada e Hospital Regional de Araguaçú.

No total, 81 profissionais participarão das aulas, em turmas de 27 alunos, respeitando os critérios de segurança devido o momento pandêmico.

Fonte: Ascom SES/TO