Secretária recebe exemplar do Guia do Pré-natal na Atenção Básica

Em reunião com a direção do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), realizada nesta sexta-feira (1), a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, recebeu um exemplar do Guia do Pré-natal na Atenção Básica. O secretários executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, a assessora técnica Maria José Evangelista e as facilitadoras Eliane Chamatas e Sandra Sperotto também receberam exemplares da publicação.

O Guia do Pré-natal na Atenção Básica foi elaborado pelos departamentos de Ações em Saúde e de Assistência Hospitalar e Ambulatorial, junto com a Assessoria Técnica de Planejamento, da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS). Tem a finalidade de subsidiar as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

A secretária Arita Bergmann salientou que o guia é um material de muita importância para os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). Lembrou que, quando foi secretária da saúde de São Lourenço do Sul, fez uso da Nota Técnica 02/2018 – Atenção ao Pré-natal na Atenção Básica (CIB/RS 491/2018), que originou o guia. “Esse material nos orientou a organizar a rede de serviços”, afirmou.

O Guia do Pré-natal na Atenção Básica é dividido nas seguintes temáticas: saúde sexual e saúde reprodutiva, abordagem pré-concepcional, acompanhamento da gestação na Atenção Básica, estratificação de risco da gestante, consulta puerperal e Teleconsultoria pelo TelessaúdeRS – UFRGS.

Além da versão impressa para distribuição na rede primária de saúde, o material também está disponível na versão digital. Leia o Guia Pré-natal na Atenção Básica aqui: Guia pré natal na Atenção Básica.

Fonte: SES/RS

Foto: Neusa Jerusalém

<-Voltar