Secretário da Saúde da Bahia é premiado como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil na área da saúde

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, foi premiado nesta quinta-feira (15), em São Paulo, como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil na área da saúde. Considerado o Oscar da Saúde, o evento é promovido pelo Grupo Mídia, que é responsável pelas revistas Healthcare Management, HealthARQ e Health-IT.

De acordo com a publicação Healthcare Management, o secretário da Saúde da Bahia foi eleito a partir da indicação de CEOs, diretores, editores e jornalistas, em função da visibilidade que as ações desenvolvidas pela pasta na Bahia vêm ganhando nacionalmente.

Na avaliação de Vilas-Boas, este é o reconhecimento das ações do governo Rui Costa na área da Saúde, que desde o primeiro momento elegeu a pasta como prioridade. “Três novos hospitais, quatro policlínicas e mais de 14 mil cirurgias realizadas de forma itinerante, contemplando 416 municípios. Esta é uma pequena amostra das ações do Governo da Bahia na área da saúde em 2017, cujo investimento ultrapassou a casa dos R$ 5 bilhões em obras, serviços e recursos humanos ao longo do ano”, pontua.

Ainda de acordo com o titular da pasta da Saúde, somente na Região Metropolitana de Salvador (RMS) estão sendo investidos cerca de R$ 600 milhões no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que beneficia diversos municípios tais como Candeias, Camaçari, Alagoinhas, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Salvador, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Vera Cruz, Santo Antônio de Jesus, Valença e Feira de Santana.

“Entre os destaques, dez Centros de Atenção Psicosocial (CAPS), dez Unidades Básicas de Saúde (UBS), 13 Academias de Saúde, um Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest), um Centro de Referência para Anemia Falciforme e um Centro de Referência para Hipertensão. Além disso, está em construção o Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas, que contará com 265 leitos”, afirma Fábio Vilas-Boas.

Fonte: Ascom/BA