Secretário de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte visita o CONASS e fala sobre prioridades de gestão

Da esquerda: Carlos Eduardo Albuquerque, coordenador de planejamento da SES/RN, Pedro de Oliveira Cavalcanti Filho, secretário de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte e Jurandi Frutuoso, secretário executivo do CONASS

Brasília – O secretário de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte, Pedro de Oliveira Cavalcanti Filho, visitou nesta terça-feira (24), a sede do CONASS em Brasília onde se reuniu com o secretário executivo do Conselho, Jurandi Frutuoso, para tratar de questões relativas ao estado e os desafios da sua gestão.

Pedro de Oliveira assume pela segunda vez a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte. Nesses 20 anos entre as suas gestões, o secretário destacou os novos desafios da gestão do SUS. “Digo que os problemas que existiam estão maiores e que há novos problemas, como o alto déficit de recursos humanos e a judicialização da saúde”, ressaltou. Pedro de Oliveira também afirmou que o subfinanciamento do SUS também é um problema a ser enfrentado. “O outro problema é que não se imaginou que a tecnologia traria essa grande gama de procedimentos e que isso encarece muito a assistência. Hoje eu digo que o SUS é um programa ousado, onde não há um financiamento pleno”, destacou.

Sobre as prioridades de sua gestão, o secretário afirmou que pretende continuar os processos de regionalização e interiorização que já acontecem no estado e destacou o importante papel dos municípios nesses processos. “Precisamos pensar que a regionalização apenas se dará com a participação dos municípios”, destaca o secretário. “Quando fortalecermos a regionalização e a interiorização, nós iremos conseguir proporcionar a assistência de saúde com qualidade”, concluiu.

Assessoria de Comunicação do CONASS