Diálogos Conass: secretário executivo do Ministério da Saúde conhece as ações estratégicas do Conselho

A reunião contou com a presença virtual de parte da equipe do Conass, como medida de prevenção à Covid-19

Brasília – O secretário executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, visitou hoje a sede do Conass e conheceu as ações e projetos do Conselho em 2020, especialmente frente a pandemia de Covid-19. Franco, que já foi secretário de estado da saúde de Roraima, ressaltou o importante papel do Conass na gestão tripartite do SUS. “Já fui gestor estadual de saúde e sei da importância do Conass para a gestão do SUS”, destaca. Franco lembrou que em sua despedida do cargo de gestor estadual, Jurandi Frutuoso, secretário executivo do Conass, lhe afirmou que ele sempre será membro do Conass. “Nunca vou me esquecer daquela frase”, ressalta Franco.

Frutuoso, que coordenou a reunião com a presença virtual de parte da equipe do Conass, como medida de prevenção à Covid-19, apresentou a equipe do Conselho e ressaltou a importância de visita de Franco. “Essa visita é importante e desde já convidamos à todos os secretários do ministério à vir ao Conass conhecer a estrutura e as ações do Conselho”, destacou o secretário executivo do Conass.

Elcio Franco, secretário executivo do Ministério da Saúde

Durante a visita, os assessores técnicos do Conass apresentaram as ações estratégicas das diversas áreas do SUS desenvolvidas pelo Conselho e destacaram importantes alinhamentos necessários entre a gestão federal e estadual do sistema de saúde. Entre os principais pontos, os assessores do Conass ressaltaram a importância do fortalecimento das Escolas Estaduais de Saúde Pública; as ações integradas para a Saúde indígena; as ações de gestão e governança; a necessidade dos protocolos e estudos técnicos para a alteração das linhas de cuidado no componente especializado da assistência farmacêutica; o essencial papel da Atenção Primária e das Redes de Atenção à Saúde na organização do SUS; ações efetivas da Estratégia de Saúde Digital do Brasil e integração dos sistemas informatizados das três esferas da gestão; a comunicação em saúde como área estratégica; além de temas ligados a segurança do paciente e a vigilância em saúde ambiental.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000

<-Voltar