Segurança do paciente na atenção primária à saúde é tema de evento

Teve início nesta quarta-feira, 2, a Oficina de Multiplicadores na Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS).

Segundo a coordenadora do PlanificaSUS, Emanuelly Nóbrega, a temática da oficina visa potencializar a discussão sobre a segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde (APS).

“O projeto ofertará diferentes modalidades da temática para os municípios que estão atuando no PlanificaSUS com a proposta de intensificar e aprimorar os conhecimentos, desenvolver habilidades e atitudes necessárias à organização e qualificação dos processos assistenciais”, ressalta Nóbrega.

A oficina, com término nesta quinta-feira, 3, é voltada para a capacitação de tutores do PlanificaSUS e coordenadores da APS. Cerca de 45 profissionais do Baixo Acre e de dois municípios do Alto Acre – Xapuri e Brasileia – participam do evento.

Esta oficina é uma das ações do projeto vinculado ao CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e Ministério da Saúde, sendo um projeto PROADI-SUS e executado pelo Hospital Moinhos de Vento. “Estamos com a oficina de multiplicadores para formar profissionais de saúde estaduais e regionais sobre o tema, compondo as ações da planificação, desenvolvendo conhecimento e planejamento de incorporações de ferramentas de segurança do paciente na APS”, conclui o enfermeiro Michelli Lorenzi, do Hospital Moinhos de Vento.

Fonte: Ascom SES/AC