Seja voluntário: ônibus do Hemoes ficará dois dias em Afonso Cláudio

A unidade móvel do Hemocentro (Hemoes), da Secretaria de Estado da Saúde, estará em Afonso Cláudio nesta quarta (20) e na quinta-feira (21) para promover coleta de sangue e cadastramento de possíveis doadores de medula óssea. Os interessados em contribuir devem se dirigir à Praça Aderbal Galvão, no Centro. Uma equipe especializada estará no local, das 08 às 16 horas.

Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 67 anos, ou 16 e 17 anos de idade, desde que possua autorização do responsável legal e apresente documento original do mesmo. Não há peso mínimo: pessoas com menos de 50 quilos também podem doar após passarem por avaliação médica.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Medula óssea

Além de doar sangue, o voluntário poderá se inscrever no cadastro nacional de potenciais doadores de medula óssea (Redome). Para isso, basta preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de até 10 ml de sangue. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos pode participar.

A medula óssea é um tecido líquido que fica na parte interna dos ossos, responsável pela produção de células sanguíneas. Quem sofre de doenças como leucemia pode precisar do transplante do tecido.

Agenda externa

As coletas externas contribuem para aumentar os estoques do banco de sangue do Hemoes – responsável por abastecer 51 serviços, entre hospitais e agências transfusionais de todo o Estado – e facilita a captação de voluntários, já que o ônibus adaptado para o serviço está disponível para ir a qualquer município, principalmente em locais onde não há postos de coleta.

Essas campanhas são realizadas durante todo o ano e podem ser agendadas por instituições de ensino e bancárias, empresas, igrejas e entidades que queiram participar. Os telefones de contato para informações são: (27) 3636-7900 / 3636-7920 / 3636-7921. Já as marcações de visita devem ser solicitadas por meio do endereço eletrônico: hemoes.coletaexterna@saude.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3636-8334 / 3137-2307/ 9983-3246/9969-8271/ 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br

<-Voltar