Selo Sergio Arouca garante a qualidade da informação em sites de saúde

selo_sergio_aroucaVocê conhece o Selo Sergio Arouca? Trata-se de uma marca que garante que a informação disponível em um site de saúde é de qualidade! Este selo tem a chancela da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Ele assegura ao visitante que o conteúdo do site é compreensível e confiável. Com ele, o site adquire credibilidade, passa a ser recomendado e torna-se uma referência no assunto no Brasil.

Este selo responde a um sério problema!

Todos nós quando temos algum problema de saúde vamos para a internet. Lá encontramos milhares de sites. As informações que eles apresentam estão muitas vezes desatualizadas, erradas ou são de difícil compreensão. Elas podem, portanto, prejudicar a saúde. O Selo Sergio Arouca garante que a informação disponível em um site de saúde é de qualidade!

Esta é uma iniciativa inovadora e pioneira no Brasil, do “Laboratório Internet, Saúde e Sociedade” (LaISS), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Nos últimos cinco anos, este laboratório realizou uma pesquisa sobre a qualidade da informação em sites de saúde de Dengue, Aleitamento Materno e Tuberculose. Os critérios e indicadores presentes na ferramenta de avaliação foram inspirados nas experiências e  no debate acadêmico internacional. O processo de avaliação contou com a participação de Moradores de Manguinhos e de profissionais do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. A avaliação tem uma primeira fase diagnóstica em que são apresentados os pontos em que houve maior e menor conformidade com os critérios adotados. Com estes dados em mãos, o gestor do site realiza as alterações sugeridas. Em seguida, o site volta a ser avaliado. O site receberá o Selo Sergio Arouca se estiver com mais de 80% de conformidade.

No dia 14 de dezembro, será realizada a cerimônia em que será conferido o Primeiro Selo Sergio Arouca! O contemplado será o blog “Tuberculose: Circulando a Informação”, vinculado ao Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) do Ministério da Saúde.

Assista ao nosso vídeo: https://youtu.be/mfYgk95ZnyY

Contamos com a sua presença! 

Data: 14 de dezembro de 2016

Horário: 14h

Local: Salão Internacional da ENSP (4º andar)

Endereço: Rua Leopoldo Bulhões 1480 – Manguinhos – Rio de Janeiro

Qualquer dúvida entrar em contato!

E-mail: laiss@ensp.fiocruz.br