Seminário do Centro de Estudos propõe reflexão sobre mídia e epidemias

Na ocasião, também será lançado site do Observatório Saúde na Mídia, do Icict/Fiocruz

No próximo dia 07 de junho, às 14h, será lançado o site do Observatório Saúde na Mídia. O projeto, que monitora diferentes jornais brasileiros, busca promover a reflexão sobre os meios de comunicação e suas relações com a saúde.

O lançamento acontecerá durante o Seminário do Centro de Estudos “Observatório Saúde na Mídia Debate: Epidemias, jornalismo e (in)visibilidades”, com participação do chefe de reportagem da TV Brasil/EBC, Vitor Orlando Gagliardo, a jornalista de O Globo Ana Lucia Azevedo e a doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo Cláudia Malinverni.  Com mediação do diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Umberto Trigueiros, o debate vai buscar compreender o processo de produção da notícia jornalística em tempos de epidemias, os desafios, dificuldades e prioridades da cobertura midiática. 

Após o lançamento, o site do Observatório Saúde na Mídia estará acessível em endereço próprio a ser divulgado e também na página Icict. As análises produzidas pelos pesquisadores do Observatório, com base no monitoramento diário da imprensa, serão disponibilizadas online, para que gestores, trabalhadores e população em geral possam refletir sobre as notícias de saúde com base também, em pesquisa científica. O site também abrigará artigos de pesquisadores convidados de outras instituições, que trabalham com o tema da saúde nos meios de comunicação.  Estão previstas ainda edições periódicas do evento Observatório Saúde na Mídia Debate, com análises da cobertura midiática sobre temas específicos da saúde.

O Observatório é um projeto de pesquisa do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (LACES/ICICT/FIOCRUZ).

Observatório Saúde na Mídia Debate: Epidemias, jornalismo e (in)visibilidades

<-Voltar