Seminário em Trindade debate experiências exitosas em 72 municípios

Secretário Leonardo Vilela agradece aos profissionais dos municípios que aderiram ao processo de planificação da Atenção Básica – Foto: Sebastião Nogueira

Assessor da Secretaria de Estado da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Fernando Cupertino, fala sobre a importância da Atenção Primária à Saúde – Foto: Sebastião Nogueira

Outros quatro seminários de Planificação da Atenção à Saúde serão realizados em Goiás para a apresentação das experiências exitosas aos profissionais da Atenção Básica

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou hoje, 09/8, em Trindade, o Seminário de Experiências Exitosas da Planificação da Atenção à Saúde – Processo de Tutoria na Macrorregião de Saúde Centro-Oeste, composta por 72 municípios e mais de 2 milhões de habitantes. Foi apresentado aos gestores, coordenadores, tutores e profissionais da saúde municipais e estaduais das Regiões de Saúde Central, Rio Vermelho, Oeste I e II, as experiências positivas resultantes do processo de planificação realizado pela SES-GO, além de vídeos e palestras ministradas por técnicos do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

A primeira edição do seminário foi realizada em junho passado, em Goiânia. Com os bons resultados obtidos, o secretário Leonardo Vilela propôs a reprodução de edições nas cinco macrorregiões, em agosto e setembro de 2018. Vilela ressalta que a parceria entre a SES-GO e o Conass, do qual é presidente, propiciou inovação para as gestões de saúde no Estado. “A planificação nos municípios goianos é reconhecida pelo Conass como um exemplo. A Atenção Primária melhora a qualidade de vida e beneficia os cidadãos”,ressalta.

 Cerca de 400 profissionais participaram do seminário. Para a superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde, Evanilde Fernandes Costa Gomides, o apoio do Conass para a implantação dessas ações é importante para o aprimoramento no atendimento aos cidadãos. “O Conass é um grande parceiro nesse modelo de transformação na Atenção Básica, e esse seminário permitiu que os profissionais trocassem experiências para desenvolverem novos projetos em suas unidades de saúde”, avalia.

Os próximos seminários serão realizados em Jataí no próximo dia 21 de agosto e em Senador Canedo no dia 28 de agosto. Para o próximo mês os seminários serão realizados em Uruaçu no dia 18 e em Posse no dia 25 de setembro.

Planificação da atenção básica

 O processo de planificação da atenção à saúde é formado por iniciativas desenvolvidas com o propósito de ampliar, qualificar e humanizar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde em Goiás. Estratégias como oficinas e processos de tutoria têm como objetivo a capacitação e aprimoramento dos profissionais de saúde, permitindo a multiplicação de conhecimento. Essas capacitações já alcançaram mais de 14 mil profissionais e gestores dos 246 municípios goianos em seis oficinas.

O projeto que começou em 2015 rende frutos para a população goiana, pois garantindo um melhor atendimento por meio da reorganização dos fluxos de trabalho das unidades da atenção primária, porta de entrada das famílias no Sistema Único de Saúde (SUS). Após as oficinas de planificação, profissionais da SES-GO e da Atenção Primária colocam em prática as discussões das oficinas, no processo conhecido como tutoria.

Para o coordenador de Atenção à Saúde da Regional Central, Wesley Lopes, o processo de tutoria aprimora as discussões feitas nas oficinas de planificação. “A tutoria permite que após o mapeamento, os gestores criem ferramentas para colocar em prática as teorias debatidas nas oficinas”, pontua.

Fotos: Sebastião Nogueira

Comunicação Setorial da Secretaria da Saúde do Estado de Goiás

Jornalista: 

Fone: (62) 3201-3784 / 3201-3816 / 3201-3811

Mídias Sociais:

www.saude.go.gov.br

www.facebook.com/saudegoias

www.youtube.com/saudegoias

www.twitter.com/saudegoias

Comunicação Setorial da Secretaria da Saúde do Estado de Goiás / Sala de Mídias

Coordenadora de Sites e Mídias Sociais: Lívia Soares

Social Media: Giovanna Manzi

Coordenadora de Gestão: Daniela Becker

Fone: (62) 3201-3465

Mídias Sociais:

www.saude.go.gov.br

www.facebook.com/saudegoias

www.youtube.com/saudegoias

www.twitter.com/saudegoias

www.instagram.com/saudegoias 

<-Voltar