Seminário Internacional sobre Modelos de Serviços para a Primeira Infância

Nos últimos dias 5 e 6 de junho foi realizado em Montreal, no Canadá, um Seminário Internacional sobre “Modelos de Serviços para a Primeira Infância” – organizado pelo Centro de Excelência sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância (Centre of Excellence for Early Childhood Development – CEECD) da Universidade de Montreal.

O deputado federal, ex-Secretário de Estado de Saúde do Rio Grande do Sul e ex-Presidente do CONASS, Osmar Terra, foi um dos palestrantes convidados.  Na ocasião, Terra apresentou o Programa Primeira Infância Melhor  (PIM) que foi implantado no estado do Rio Grande do Sul em 2003, no início da sua gestão como secretário de Saúde, com o objetivo de prover orientações sistemáticas a famílias com gestantes e crianças de até 6 anos para promover o desenvolvimento infantil saudável.

Em 2006, o PIM ganhou o status de política pública no estado e, mesmo com a mudança de governo, o Programa segue sendo uma das políticas prioritárias da Secretaria Estadual de Saúde, em articulação com outras secretarias da área social.

Osmar Terra apresentou resultados da avaliação externa do PIM, conduzida por outra Universidade Canadense (McMaster University), que demonstra que crianças que participaram do PIM por mais de 2 anos apresentaram melhor desenvolvimento nas áreas de linguagem e cognitiva.

Nos dias que antecederam o Seminário, houve dois dias de reunião do Projeto Marie Curie. A assessora técnica do CONASS, Alessandra Schneider, foi convidada para apresentar a versão em português da Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância (www.enciclopedia-crianca.com).

A Enciclopédia é uma iniciativa do Centro  de Excelência sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância do Canadá, e sua versão em português é uma parceria do CEECD com o CONASS e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.