Senado Federal debate financiamento da SUS com secretários estaduais de saúde

Secretários estaduais de saúde foram recebidos hoje (20/3), pelo presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal (CAS),  senador Waldemir Moka e pelo presidente da Comissão de Financiamento do SUS, senador Humberto Costa, em audiência que debateu o financiamento da saúde e a situação dos médicos no Brasil.

“Esse debate é fundamental, pois hoje não há um lugar no país que não tenha problema de saúde”, afirmou o senador Waldemir Moka.

Segundo ele, contar com a presença dos secretários na CAS é uma forma de manter o contato com a realidade. “Nesses próximos dois anos quero estabelecer a rotina de ouvir e fazer os devidos encaminhamentos das questões trazidas pelos secretários”, disse.

O senador Humberto Costa afirmou que “a mobilização do setor saúde em, especial em relação ao financiamento do SUS, ainda é pequena e nós precisamos ser mais agressivos em relação a esse e outros temas relacionados à saúde pública”.

Segundo Alecrim é importante a articulação dos secretários com o Congresso Nacional na luta por mais recursos para financiar a saúde pública brasileira. O presidente do CONASS falou sobre o Movimento Saúde + 10 que visa arrecadar 1,5 milhão de assinaturas a fim de caracterizar como emenda de iniciativa popular o Projeto de Lei que trata do incremento dos recursos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Somente com percentuais fixos de destinação de recursos para a saúde também por parte da União, conseguiremos garantir um sistema qualificado para atender às demandas da população”, afirmou.

 

Os secretários também ressaltaram que o subfinanciamento do SUS reflete diretamente na Média Complexidade do sistema que é o espaço de maior atuação da Saúde Suplementar.

Os senadores Waldemir Moka e Humberto Costa receberam das mãos do presidente do CONASS, Wilson Alecrim, ofício com a posição do Conselho no que se refere ao desafio do financiamento do SUS.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

(61) 3222 3000 / 9609 8365 / 9696 4675

ascom@conass.org.br

Fotos: Luis Carlos Campos Sales / Assessoria de imprensa do Senador Waldemir Moka