Sergipe inicia implantação do Conecta SUS

O ambiente tecnológico criado pelo Governo de Goiás é modelo para outros estados brasileiros

Diretores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES-SE) visitam nessa segunda-feira e terça-feira, 15 e 16/10, as instalações do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann (Conecta SUS) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). O Centro inaugurada em 2014 pelo Governo de Goiás é referência para outros estados brasileiros. O Governo de Sergipe e de Goiás assinaram, em agosto, o Termo de Cooperação Técnica entre as Secretarias de Saúde Estaduais para a implantação do modelo em Sergipe.

O secretário da SES-GO, Leonardo Vilela, destacou a importância da tecnologia para aprimorar as ações e estratégias da gestão. “O uso de indicadores com o mapeamento e levantamento de dados permite que a gestão conheça suas populações e suas necessidades, podendo promover políticas públicas e monitoramento adequado nas ações e estratégias desenvolvidas pela gestão”, afirmou.

Esse é o segundo encontro entre as equipes de Goiás e de Sergipe. Em setembro, o gerente do Conecta SUS, Jean Pierre, visitou o estado nordestino para iniciar o processo de implantação do Conecta SUS. Em novembro, o técnico voltará para Aracaju para acompanhar a implantação.

O gerente Jean Pierre apresentou as instalações e programas usados no Centro para os visitantes sergipanos. “Todos os sistemas, painéis de informação e cubos de análises de dados foram desenvolvidos pela equipe do Conecta SUS, o que representa uma economia de recursos públicos”, explicou.

O Conecta SUS funciona como um espaço para monitorar, em tempo real, as informações em saúde dos 246 municípios do Estado de Goiás. Isso possibilita que técnicos desenvolvam ações, projetos e políticas de saúde para enfrentar os problemas que surgem no Estado, dando aos gestores a oportunidade de tomarem decisões cada vez mais rápidas e assertivas.

Fonte: Ascom SES/GO