Sergipe será contemplado com a Planificação da Atenção Primária para o fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família

ses.se1Em mais uma importante agenda em Brasília, a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, participa da 7ª Assembleia do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). Na reunião desta quarta-feira, 27, gestores Estaduais discutirão a proposta de revisão da Portaria GM n. 204/07, que regulamenta o financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações e os serviços de saúde, na forma de blocos de financiamento.

Além disso, foram debatidas as diretrizes gerais para orientar a proposta do CONASS no debate de revisão da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB)

“A Assembleia geral reforçou a responsabilidade dos municípios na Atenção Primária de Saúde (APS) como porta principal de entrada do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, foi discutido e debatido  entre os secretários as diretrizes gerais para revisão da Política Nacional de Atenção Básica. Sergipe será contemplado com a estratégia de Planificação da Atenção Primária, uma iniciativa do Conass que vem recebendo o apoio do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) objetivando o fortalecimento da qualidade e a resolutividade da Estratégia de Saúde da Família, esperando, assim, a melhoria dos indicadores de saúde”, explicou a secretária Conceição Mendonça.ses.se2

Nesta quinta-feira, 28, a gestora de Sergipe participará da reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), onde serão pautados alguns temas como: judicialização da saúde, panorama atual do programa Mais Médicos, situação da Microcefalia no Brasil, dentre outros assuntos.

Fonte: SES/SE