Série de vídeos sobre Modelo de Atenção às Condições Crônicas será lançada em breve

As tecnologias inovadoras empregadas no manejo das condições crônicas em Santo Antônio do Monte, Minas Gerais, são tema de uma série de vídeos que será lançada em breve. Essa série, composta por um documentário e cinco vídeos temáticos, é um dos produtos do Laboratório de Inovação na Atenção às Condições Crônicas, desenvolvido pelo Conass, Opas, Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Monte-MG.

Apresentando depoimentos de usuários, familiares, profissionais de saúde e gestores, os vídeos vão mostrar a atuação articulada entre a Atenção Primária e a Atenção Secundária à Saúde no tratamento de hipertensos, diabéticos, doentes renais crônicos, gestantes e crianças de zero a dois anos de idade. Autocuidado apoiado, cuidado compartilhado em grupo e atenção por pares estão entre as tecnologias empregadas em 13 municípios da região de Divinópolis, no Estado de Minas Gerais. As filmagens foram realizadas durante o mês de julho.

“Para o Conass, esse Laboratório tem uma importância muito grande na medida em que está acompanhando uma experiência que utiliza ferramentas novas no município para organizar a Atenção Primária e para fazer a articulação com a Atenção Secundária construindo efetivamente uma Rede de Atenção em Saúde. Através dos vídeos a gente permite que vários profissionais de saúde que estão discutindo Redes de Atenção possam conhecer a experiência”, explica a coordenadora de Núcleos Técnicos do Conass, Rita Cataneli.

A consultora da Opas, Elisandréa Kemper, também ressalta a importância dos vídeos na produção e divulgação do conhecimento. “Os vídeos poderão ser utilizados como estímulo aos gestores na adoção de inovações em saúde no manejo das condições crônicas, no fortalecimento da Atenção Primária e Atenção Secundária e na integração dos serviços por meio das Redes de Atenção. São essas inovações que estamos acompanhando na experiência do município de Santo Antônio do Monte e pretendemos compartilhar em todo o Brasil e na região das Américas”, diz Elisandréa Kemper. O lançamento dos vídeos será divulgado na página do laboratório de inovações na atenção as crônicas dentro do Portal da Inovação (www.apsredes.org ou www.inovacaoemsaude.org) e na página web do Conass (www.conass.org.br).

Outros produtos resultantes do laboratório de crônicas, como os materiais e vídeos produzidos na primeira etapa do laboratório em Curitiba-PR e de outros laboratórios de Inovação podem ser conferidos no Portal da Inovação.

Saiba mais – http://apsredes.org/site2013/atencao-as-condicoes-cronicas/

Por Vanessa Borges e Ana Lúcia Kist, para o Portal da Inovação em Saúde