SES, Conass e Cosems fortalecem parceria e alinham fluxo de trabalho com municípios

Na tarde de sexta-feira, 15, aconteceu, na sede do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Sergipe (Cosems), encontro que discutiu o Projeto de Organização da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção Primária à Saúde. Participaram da reunião o secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, sua equipe de gestores, o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso, o presidente do Cosems, Enock Luiz Ribeiro, bem como secretários municipais de Saúde e representantes regionais.

O secretário Valberto de Oliveira comentou que Sergipe aderiu ao Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi), uma ação do Ministério da Saúde (MS) dirigida ao fortalecimento do SUS em parceria com hospitais filantrópicos de qualidade reconhecida, com o objetivo de preparar todos os envolvidos, não só o Estado, mas todos os municípios através das Regionais e Secretarias Municipais de Saúde, planificando ações a fim de dar qualificação aos processos de trabalho da Atenção Básica, desde a assistência ampliada à população que precisa de atendimento nos municípios até a Atenção Especializada.

“O estado de Sergipe aderiu e nós vamos até a conclusão de todo o processo para que o estado de Sergipe seja capacitado para essa finalidade. Foi muito importante a presença de Jurandi, o secretário do Conass, e de sua assessora, a enfermeira Maria José, e a gente espera que Sergipe conclua com mérito essa missão”, disse Valberto.

Para o presidente do Cosems, Enock Luiz Ribeiro, esse trabalho de planificação é novo no estado e vai qualificar os profissionais das Unidades Básicas para que haja um atendimento diferenciado e de qualidade para os usuários. “Quem ganha com essa parceria entre o Conass, a Secretaria de Estado da Saúde e o Cosems para fazer um trabalho de qualidade na Atenção Básica dentro do nosso território é o usuário que vai ser melhor assistido. O trabalho vai começar por uma regional e depois vai se estender para todas as demais”, comentou.

Segundo o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso, foi uma reunião muito proveitosa e ele está otimista quanto aos resultados. “Aqui no Cosems fizemos uma reunião do porte que eu esperava por conta do compromisso que eu conheço da maioria dos secretários que compõem esse Estado. Enock conseguiu trazer para a reunião todos os representantes regionais, o secretário Valberto mais uma vez participou da reunião do começo ao fim e essa integração entre ele e os municípios e essa vontade que estão tendo de fazer mudança significativa no Sistema de Saúde fez com que mais uma reunião acontecesse e com um resultado bastante positivo. Saio daqui bem animado pelo que vi pela manhã e pelo que vejo agora, portanto, tenho total otimismo quanto ao processo que vai acontecer aqui em Sergipe”, reforçou Jurandi.

Já a secretária Municipal de Saúde do município de Divina Pastora, Ana Lidia Nascimento de Barros, entende que esse projeto vai ajudar no processo de trabalho. “Hoje, a Atenção Básica tem uma boa resolutividade, porém precisa de uma melhor organização nos processos de trabalho junto às equipes, envolvendo todos os profissionais e a gestão. A oportunidade de estar aqui discutindo como será o processo de planificação é importante para os secretários visualizarem como está sendo esta discussão. É muito importante a representatividade do secretário de Estado nessa atividade”, finaliza.

––

Por: Ascom SES/SE

Fotos: Flávia Pacheco