SES realiza encontro de capacitação com consultores do Hospital Albert Einstein

A sede da Escola de Saúde Pública (ESP-MT) recebeu a Reunião Preparatória do Projeto PlanificaSUS que, em Mato Grosso, é executado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. Realizado na terça-feira (14), o encontro contou com a participação de secretários de saúde e técnicos de 10 municípios da região sul mato-grossense – considerando ser esta a região selecionada para início do projeto.

“O trabalho de desenvolvimento deste projeto é de médio a longo prazo. Isto é, o início oficial está previsto para o dia 15 de julho de 2019 e o término deve ser efetivado em 2020. É uma excelente oportunidade de aprimoramento e gestão em Saúde”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Na ocasião, também esteve presente o Secretário Adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde, Juliano Melo, e representantes dos diversos setores da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

As atividades do PlanificaSUS podem ser compreendidas como uma oportunidade de reflexão e mudança no “modus operandi” das equipes e serviços, visando à correta operacionalização da rede de atenção e ao fortalecimento do papel da Atenção Primária à Saúde.

Dinâmica

No período da manhã, os consultores do Conass e do Hospital Albert Einstein explanaram a proposta do PlanificaSUS. O Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis apresentou o mapa da saúde da região sul mato-grossense, tendo como ponto alto e efetivo, o compromisso dos secretários de saúde que assumiram publicamente a adesão, bem como externaram suas expectativas quanto aos resultados positivos que o projeto viabilizará.

No período da tarde, foi elaborado o Plano de Ação para o desenvolvimento do projeto na região escolhida e o estabelecimento do Grupo Condutor responsável pelas ações do PlanficaSUS em Mato Grosso.

A Coordenadora Técnica do Planifica SUS em Mato Grosso, Regina Paula de Oliveira Amorim Costa, enfatizou a importância do projeto para a Saúde do Estado. “O PlanificaSUS permite o desenvolvimento da competência das equipes para o planejamento e a organização da Atenção à Saúde, com foco nas necessidades dos usuários, baseando-se em diretrizes clínicas, de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas”, pontuou.

As próximas atividades a serem desenvolvidas envolvem a escolha e formação de tutores e facilitadores advindos de todos os setores da SES-MT.

Fonte: SES/MT