SES recebe doação de potes de leite materno na Mega Gestante e Bebê

Ação lembra o Dia Mundial da Amamentação, comemorado no 1º de agosto

Até o dia 4 de agosto, a Secretaria de Estado de Saúde participa da Mega Gestante e Bebê, no Riocentro, na Barra da Tijuca, com um ponto de coleta de potes para doação de leite materno. A ação marca o Dia Mundial da Amamentação, comemorado neste 1º de agosto. Durante o evento, também haverá a exposição digital “Maternidade”, do fotógrafo Radilson Gomes.

Na rede estadual de Saúde, é possível doar leite materno através de dois bancos de leite, no Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, e no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias.

A importância do leite materno O leite materno é, de modo geral, o melhor alimento para o bebê nos primeiros meses de vida. Ele hidrata, nutre, sustenta e ajuda a reduzir em até 20% a mortalidade dos recém-nascidos. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que o leite seja o único alimento do bebê até os seis meses de vida e que a criança seja amamentada até os dois anos ou mais.

Quem pode doar leite? Mulheres saudáveis que amamentam e não tomam medicamentos que interfiram na amamentação e na doação podem ser doadoras de leite materno. O leite das pacientes internadas é coletado na própria unidade com a ajuda de uma equipe multidisciplinar que atende as lactantes. Já as mulheres que doam em casa, a coleta é feita sob orientação do hospital. Não existe quantidade mínima para ser doada e a mulher pode realizar o procedimento quantas vezes quiser na fase de amamentação. Cada litro leite pode beneficiar até 10 bebês internados.

Saiba mais sobre amamentação e leite materno

shorturl.at/vACH9

Conheça os bancos de leite pelo estado

http://bit.ly/BancoDeLeiteRJ

Fotos: SES / Mauricio Bazilio
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Saúde – RJ
21 2332-6332
21 2332-6155