Sesa apresenta dados preliminares de pesquisas que ajudarão a compreender a Covid-19 no Estado

Em coletiva de imprensa, realizada na manhã desta sexta-feira (04), o subsecretario de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, e o gerente de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, apresentaram dados preliminares de pesquisas que a Secretaria da Saúde (Sesa) está realizando para compreender melhor o comportamento do novo Coronavírus no Estado.

Os estudos apresentados foram sobre os primeiros 100 casos confirmados pela Covid-19 no Espírito Santo e o Censo Sorológico realizado com servidores dos hospitais da rede de saúde.

“O Espírito Santo tem buscado contribuir para a aquisição de novos conhecimentos em relação à essa doença [Covid-19]. Adotamos um modelo de registro das informações que nos permitiu conhecer em tempo real, de maneira detalhada, muitas variáveis e que nos possibilitou esse tipo de investigação”, destacou o subsecretário Reblin.

A coletiva está disponibilizada no canal do Youtube da Sesa e para acessar, clique aqui.

Cem primeiros casos

Segundo o gerente de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, foram realizados convites aos primeiros 100 pacientes confirmados positivamente no Estado para a compreensão da quantidade de anticorpos circulantes no organismo do paciente. Desses, 47 compareceram às unidades determinadas para coleta de novo exame.

Na apresentação foram mostrados o perfil desses pacientes e o quantitativo de resultados reagentes ou não. Para ter acesso à apresentação, clique aqui.

Censo Sorológico

O subsecretário Luiz Carlos Reblin informou que aproximadamente 10 mil coletas foram realizadas em trabalhadores nos hospitais da rede.

Dos mais de 6 mil exames já realizados, de acordo Reblin, 74% profissionais não foram reagentes. “Ou seja, não apresentaram anticorpos”, explicou.

“São informações importantes e que serão avaliadas, estudando cada caso. Ainda vamos concluir e proceder análises com diferentes especialistas”, garantiu Reblin.

Para ter acesso à apresentação, clique aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br