SESA recebe assessoria do CONASS

O secretário de estado da Saúde, Beto Preto, recebeu hoje a assessoria do CONASS, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, para discutir a continuidade do LIACC – Laboratório de Inovação na Atenção às Condições Crônicas, na região de Maringá.

Foto: Diogo Pracz de Oliveira

Trata-se de um projeto-piloto, que vem sendo implantado na 15a Regional de Saúde, com participação do município de Munhoz de Mello e do CISAMUSEP – Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense. O projeto envolve o apoio às ações da Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) , seguindo o Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC).

“O CONASS tem vários projetos como este em andamento no país e o objetivo é implantar modelos de monitoramento de doenças crônicas visando o atendimento integral dos usuários”, explicou a assessora do Conselho Maria José de Oliveira Evangelista.

Pesquisa – Por meio do LIACC, a PUC-PR realiza uma pesquisa para detectar as necessidades da população, estratificar os riscos e planificar as ações de atendimento.

A coordenadora da pesquisa, Simone Moyses, disse que o trabalho de coleta de dados ainda não está concluído, mas já apresenta mais de 2.500 usuários da cidade e da região em acompanhamento assistencial . “São hipertensos, idosos fragilizados por doenças, diabéticos, gestantes e crianças menores de 1 ano”, afirmou.

O secretário Beto Preto disse que a gestão pretende firmar instrumentos e consolidar as parcerias com o CONASS. “ Vamos rever e agilizar as ações em andamento; a planificação da Atenção Primária é uma prioridade da SESA”.

Fonte: Ascom SES/PR