SES/AM – Importância das Forças Armadas no Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti

O governador José Melo destacou a importância que as Forças Armadas terão, no próximo sábado, 13 de fevereiro, durante o Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus da Dengue, Chikungunya e Zika, e ressaltou que, sem a participação popular maciça, o combate ao inseto não vai alcançar o sucesso desejado. Durante entrevista coletiva, na tarde desta quinta-feira, 11, o governador, acompanhado do prefeito de Manaus, Arthur Neto, e do comandante da 12ª Região Militar do Exército, general de divisão Antônio Maxwell Eufrásio, convocou a população a participar do combate.

“Não adianta um fazer a sua parte e o outro não fazer. Porque basta uma casa com a presença de focos do Aedes aegypti para que todo o quarteirão seja infestado. Então, é necessário que 100% das residências no Amazonas sejam visitadas e que seja feito um trabalho educativo com a população. Esse é um inimigo que não se combate sozinho”, enfatizou José Melo.

O governador relembrou que, no final de 2015, o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Manaus lançou uma força-tarefa, disponibilizando R$ 9 milhões para o combate e prevenção do mosquito em todo o Amazonas, com a realização de visitas a residências em Manaus e no interior, além de entrega de material educativo e capas de proteção de depósitos domésticos e água.

Segundo José Melo, em apenas um mês, foram visitadas 200 mil residências e afirmou que, com a participação das Forças Armadas, será possível atingir um número maior de moradias. “As Forças Armadas na Amazônia já mostraram que vão além das suas atribuições constitucionais e, mais uma vez, eles vão nos auxiliar em um trabalho importantíssimo, que sem eles não poderia ser realizado”.

Agentes comunitários – O general Antônio Maxwell Eufrásio explicou que as visitas domiciliares serão feitas em conjunto com os agentes comunitários, assim como a orientação educativa. De acordo com ele, o trabalho vai continuar ao longo de toda a semana. “No sábado, estarão em campo cerca de oito mil homens do Exército e no decorrer da semana continuaremos, mas com um efetivo um pouco menor”.

A meta é que durante o dia de mobilização, só em Manaus, sejam inspecionados 72.813 imóveis, em 43 bairros, distribuídos por todas as zonas da cidade. Já no interior, a estimativa é que sejam visitados 26.940 domicílios, nos municípios infestados pelo Aedes aegypti. Somente no interior, 7,2 mil profissionais das secretarias municipais de saúde e de outras áreas afins, estarão envolvidos na atividade.

Ações – O secretário de Saúde do Estado, Pedro Elias, explica que os municípios do interior já receberam todo o material informativo para ser utilizado no Dia de Mobilização. “Haverá visitas casa a casa, blitze educativas em locais públicos, palestras, limpeza urbana, divulgação de informações em carros de som, entre outras atividades voltadas para sensibilizar a população sobre a importância da identificação e eliminação dos criadouros dos mosquitos Aedes aegypti”, disse Pedro Elias. Ele acrescentou que 12 municípios do entorno de Manaus terão o reforço de técnicos da FVS, enviados para auxiliar nas atividades do dia de mobilização.

Além da capital, em pelo menos nove desses municípios, estas ações também terão a parceria das Forças Armadas (Barcelos, Boca do Acre, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé), num efetivo de aproximadamente 1,5 mil militares.

Na capital – Em Manaus, a ação está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Susam, e executada com o apoio do Exército, Marinha e Aeronáutica. Serão 11,2 mil pessoas, entre militares e servidores públicos, atuando no sábado de mobilização. Além das visitas domiciliares para identificação e eliminação dos focos de Aedes aegypti, haverá atividades de orientação e distribuição de material informativo em oito pontos estratégicos da cidade.

De acordo com a subsecretária de Gestão da Saúde, Lubélia Sá Freire, essa atividade de rua acontecerá nos seguintes pontos: zona leste, no cruzamento da rua do Fuxico com Grande Circular e na avenida Pirarucu, em frente à Unidade Básica de Saúde Gebes Medeiros, no Jorge Teixeira III. Na zona norte, a concentração das equipes será no semáforo em frente ao Shopping Samaúma, na Cidade Nova e no semáforo próximo à Unidade Básica de Saúde Arthur Virgílio, no Novo Aleixo. Na zona sul, os locais escolhidos foram a Bola do Eldorado, no Parque Dez e em frente à igreja Nossa Senhora de Fátima, na avenida Tarumã, Praça 14. Na zona oeste, a ação acontecerá no semáforo localizada na área do conjunto Campos Elíseos (estrada dos Franceses, próximo ao clube do Sesc) e no minishopping próximo à Feira da Compensa.

Indicadores – No ano passado, segundo indicadores da Fundação de Vigilância em Saúde, o Amazonas registros 7.835 casos de Dengue, com redução de 30,6% em relação ao ano anterior, quando foram notificados 11.300 casos da doença. Em relação ao Chikungunya, 2015 fechou com a notificação de 170 casos da doença. O balanço sobre o Zika vírus, por sua vez, mostram 380 notificações feitas, neste ano, no Estado, sendo 25 confirmados, 7 deles em gestantes.

 

FOTOS – VALDO LEÃO / SECOM

 

Secretaria de Estado de Comunicação Social

(92) 3303 8372 / (92) 3303 8368

www.amazonas.am.gov.br

twitter.com/govamazonas

youtube.com/governodoamazonas