Sesap assina Termo de Adesão com Conass de apoio às secretarias de Saúde

O secretário de estado da Saúde Pública, Cipriano Maia, participou da primeira assembleia de 2019 do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), realizada nesta quarta-feira (13), em Brasília. Durante o encontro, foram explicados os projetos do Programa de Apoio às Secretarias Estaduais de Saúde, com a assinatura de um termo de adesão por parte de cada secretário, além do projeto de fortalecimento da gestão estadual do SUS.

O encontro contou com a participação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O início dos trabalhos se deu com a apresentação dos representantes de cada estado, já que 20 novos secretários passaram a integrar o Conass, além dos sete gestores que permaneceram em seus cargos.

No evento, Cipriano Maia, discorreu sobre sua formação como médico sanitarista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bem como sobre sua atuação como militante do Sistema Único de Saúde: “milito no SUS desde quando ainda era estudante e o defendi antes mesmo de sua criação. Estive na Conferência Estadual de Saúde e desde então mantenho essa militância. Atualmente aceitei conduzir a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN, onde os desafios são grandes e também semelhantes a de muitos dos colegas presentes. É importante participarmos dos debates e pretendemos contar com a colaboração dos colegas que tenham experiências exitosas, para que possamos encaminhar esses desafios. Estou à disposição, colaborando e fortalecendo essa pauta para que possamos avançar no enfrentamento dos desafios postos”.