Sesap e Abrasco promovem encontro sobre comunicação e saúde

Foto: Ascom SES/RN

Como parte da programação do 3º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) que acontece no Centro de Convenções de Natal até esta quinta-feira (04), jornalistas que atuam na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) participaram de um importante diálogo sobre comunicação e saúde, na manhã da quarta-feira (03) no campus central da UFRN.

O encontro promovido pelo Grupo Temático de Comunicação (GTCom) e Saúde da Abrasco, em parceria com a Assessoria de Comunicação da Sesap, reuniu profissionais das áreas de saúde, comunicação, educação e pesquisadores do Rio Grande do Norte e de outros estados.

Na oportunidade as pesquisadoras Inesita Soares de Araujo e Wilma Madeira da Silva conheceram um pouco das práticas aplicadas no âmbito da comunicação e da saúde pública e das dificuldades enfrentadas por estes profissionais no dia-a-dia, para falar de promoção a saúde junto aos usuários e serviços, além de contrapor a imagem negativa do SUS propagada pela mídia.

Segundo a pesquisadora Inesita Soares Araujo, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e coordenadora do GTCom, o objetivo principal do encontro é proporcionar um momento de diálogo e articulação entre a Abrasco e as pessoas que atuam no campo da Comunicação e Saúde nos territórios. Com essa articulação com os coletivos, o GTCom poderá contribuir com a formação de grupos de comunicação regionais e assim dar um maior apoio as atividades que estão em curso nos estados.

Para Eufrásia Ribeiro, jornalista da Ascom/Sesap, “esse foi o passo inicial para fortalecer ainda mais a comunicação que fazemos nas instituições que atuam com saúde pública no Rio Grande do Norte. No diálogo de hoje reunimos não apenas profissionais de comunicação da Sesap e da Secretaria de Saúde de Natal, mas gestores, representantes de Unidades Regionais de Saúde e do Conselho Estadual de Saúde, além de pesquisadores da área. A ideia é estruturar uma agenda local e mapear as principais demandas para em conjunto buscarmos soluções”, destaca. 

A presidente do CES/RN, Mayara Acipreste ressaltou a importância da comunicação para o trabalho que o controle social realiza. “No entanto, na prática não temos uma assessoria de comunicação que nos dê esse suporte, ocasionando uma invisibilidade dos conselhos de saúde. A formação de um GTCom local traz esperança para que essa realidade mude e enfim tenhamos uma oportunidade maior de diálogo junto a população”.   

A saúde e o SUS na mídia

Na manhã de hoje, de 10h45 às 12h30, acontecerá no Auditório Redinha do Centro de Convenções de Natal a Mesa-redonda “A saúde e o SUS na mídia: sentidos, interesses e desafios”. A atividade está inserida na programação científica do Congresso e é o único momento que aceitará participação livre de comunicadores da capital potiguar. A inscrição é gratuita e ocorrerá no local. Ao final o participante receberá certificado.

A Mesa contará com a participação do professor Juciano de Sousa Lacerda (UFRN), Daniel Brunet (jornalista de O Globo) e da pesquisadora Inesita Soares de Araújo (Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Pretende-se reunir profissionais da imprensa e da saúde, além da academia e estudantes, para discutir de que forma a Saúde é retratada pela mídia, e como estes setores podem contribuir, de forma conjunta, para a garantia de políticas públicas que beneficiem a população brasileira, sob duas questões centrais: “Como a imprensa cobre o SUS?” e “Os desafios da mídia na cobertura do SUS”.  

Fonte:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde Pública

Telefones: (84) 3232-2618/3232-2630/98109-4984

Siga, curta, compartilhe:

Instagram: @sesaprn

Site: www.saude.rn.gov.br

Twitter: www.twitter.com/SesapRN