Sesap realiza Curso de Qualificação da Atenção Básica

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Capacitação (SUCA), iniciará, a partir do mês de abril, o Curso de Qualificação da Atenção Básica, com ênfase na Estratégia Saúde da Família. Financiado com recursos da Política de Educação Permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), o curso disponibilizará 700 vagas para todo o Estado, formando um total de 20 turmas, com término previsto para o mês de novembro de 2013.

O curso foi aprovado na Comissão de Integração Ensino – Serviço/CIES Estadual, por meio da elaboração de um projeto, que visa a minimizar o abismo existente entre o processo de expansão da Estratégia Saúde da Família e a necessidade de ofertar aos trabalhadores da Atenção Básica em Saúde momentos de Educação Permanente, com o objetivo de melhorar a atenção ao cuidado à população em cada território.

A instituição executora será a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva – NESC e a gestão será compartilhada por um Colegiado composto pelo COSEMS, SUCA, Núcleo Estadual da Estratégia Saúde da Família, Coordenação de Promoção à Saúde da Sesap e Hospital Cleodon Marques de Andrade, de Pau dos Ferros.

Para garantir a oportunidade para todos os municípios, a definição do quantitativo de turmas por Região de Saúde teve como critério a proporcionalidade entre o total de profissionais do Estado e o existente na Região. Cada gestor deve definir, junto com as equipes locais, os critérios para seleção dos profissionais que participarão do curso, para, em seguida, enviar os nomes dos selecionados até o dia 20 de março, para as coordenações das respectivas Comissões Intergestoras Regionais (CIR). Será de responsabilidade do gestor municipal garantir a participação dos profissionais, através da liberação e de auxílio transporte, quando necessário.

Kelly Barros – Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação – ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN