Sesap realiza fórum sobre Atenção Básica

Kelly Barros – SES/RN

Cerca de 220 pessoas participam do I Fórum Estadual da Atenção Básica, que está sendo realizado  nesta terça feira (9), no Hotel Praia Mar, em Ponta Negra. Os participantes estão representando as regionais de saúde e as secretarias municipais de saúde de todo o Rio Grande do Norte.
O evento tem como objetivo  reunir os gestores da Atenção Básica dos municípios para apresentar e discutir o cenário atual da atenção básica no estado, bem como as propostas do Ministério da Saúde para o ano de 2013.

Também serão discutidos o Programa de Valorização da Atenção Básica – PROVAB – e Telessaúde, estratégias definidas e pactuadas entre os três entes federados, ou seja, governo federal, estadual e municipal, com o intuito de qualificar a atenção básica em saúde.
Atenção Básica

De acordo com a Política Nacional  a atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e  a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção  da saúde com o  objetivo  de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação da saúde das pessoas.

De acordo com o responsável técnico do Núcleo Estadual da Saúde da Família, Hugo César Mota, o encontro é importante para a  construção das Redes de Atenção à Saúde. “Essa Política é estruturante e necessária para garantir a efetividade dos serviços de saúde e a integralidade da atenção”, disse Hugo César.

NÚMEROS NO RN
5.512 Agentes Comunitários de Saúde
846 Equipes de Saúde
846 Médicos na Saúde Básica
846 Enfermeiros
830 Equipes de Saúde Bucal
830 Dentistas
830 Auxiliares de Saúde Bucal
57 Núcleos de Apoio à Saúde da Família

Para a Subcoordenadora de Ações à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), Ingrid Juliana Queiroz, o Fórum da Atenção Básica veio num momento oportuno em que novos secretários municipais de saúde assumiram como gestores. “Estaremos discutindo a Atenção Básica no RN e o que o Ministério da Saúde  tem a oferecer de propostas para 2013”, afirmou a Subcoordenadora.

Nos dias 10(quarta feira) e 11(quinta feira) serão realizadas as oficinas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) com os municípios da 7ª Região(Grande Natal). “A proposta é institucionalizar, fazer os fóruns de forma sistemática com periodicidade”, completou Ingrid Juliana.

Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN