SES/CE – Secretaria da Saúde do Ceará realiza em Tauá a segunda oficina do QualificAPSUS

Profissionais das equipes de saúde da família dos municípios de Aiuaba, Arneiroz e Parambu participam nos dias 1 e 2 de março, em Tauá, da segunda oficina Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde no Ceará (QualificAPSUS). Com o tema Processos Básicos da Atenção Primária à Saúde: Territorialização, Cadastramento e Diagnóstico Social, a oficina reunirá 220 profissionais nos dois dias do encontro, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Rua Antônio Teixeira Benevides, 1, Colibris, das 8 às 18 horas. A primeira oficina para os profissionais do PSF dos municípios da região de saúde de Tauá foi realizada nos dias 13 e 14 de janeiro, com o tema Atenção Primária à Saúde: fundamentos, gestão e avaliação da qualidade.

Até o dia 7 de julho de 2016 ocorrerão mais quatro oficinas e três capacitações complementares, nos meses de abril, maio, junho. As seis oficinas previstas serão intercaladas com a tutoria para a aplicação dos conteúdos teóricos na prática diária das equipes da atenção primária na unidade básica de saúde. Os participantes das oficinas farão a replicação dos conteúdos em seus municípios, com o apoio das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES), e atuarão como tutores na reestruturação da atenção primária.

A atenção primária à saúde, como coordenadora do cuidado dos usuários no território de sua responsabilidade, é fundamental para a consolidação de redes de atenção à saúde. Coordenadas pela atenção primária, as redes de atenção à saúde são estruturadas para enfrentar uma condição de saúde específica, por meio de um ciclo completo de atendimento, o que implica a continuidade da atenção (primária, secundária e terciária) e a sua integralidade, envolvendo ações de promoção, de prevenção e de gestão das condições de saúde, estabelecidas por meio de intervenções de cura, cuidado, reabilitação e paliação.

Avaliação da qualidade

O processo de implantação do novo modelo de atenção à saúde no Ceará contará com o Instrumento para Avaliação da Qualidade na Atenção Primária à Saúde, que atribuirá os selos bronze, prata e ouro às equipes de saúde que alcançarem os padrões de qualidade esperados das unidades básicas de saúde. O instrumento de avaliação vai possibilitar a verificação do estágio de desenvolvimento alcançado pelas unidades de saúde, identificar e corrigir as não conformidades, bem como desenvolver planos para melhoria contínua. Serão definidas unidades laboratórios em que serão implantadas as mudanças estruturais e processuais com a participação de tutor externo.

Mais informações com o Núcleo de Atenção Primária da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde (NUAP/COPAS): (85) 3101.5265/ 3488.2135 / 3101.5155