SES/PI – Hospital do Coração capacita SAMU para atender emergências cardiovasculares

Profissionais do Hospital do Coração (HCOR) estão em Teresina desde último sábado, realizando curso de capacitação em Emergências Cardiovasculares para Rede de Atendimento a Urgência e Emergência. O curso acontece no Diferencial Buffet até esta terça-feira (30) nos turnos manhã à tarde.

O público-alvo são médicos, enfermeiros, técnicos ou auxiliares em enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). “O curso é uma realização do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital do Coração (HCOR). Eles desenvolvem este trabalho por todo o Brasil”, diz o coordenador de urgência e emergência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Telmo Mesquita.

Os alunos, que no total somam 400, assistem aula e aplicam os conhecimentos na prática ali mesmo. Para isso foram montados estandes que simulam um leito de hospital, totalmente equipado.

De acordo com a coordenadora Estadual do SAMU, Christianne Rocha, os profissionais que participam do curso atuam no Território Entre Rios, na região da grande Teresina.

“São três vertentes essenciais para o bom funcionamento deste Serviço. São atividades voltadas para cursos de BLS (Basic Life Suport), de ACLS (Advance Cardiologic Life Support) e Afecções Cardiovasculares”, afirma.

Segundo Christianne Rocha, o aperfeiçoamento no atendimento salva vidas e evita sequelas em pacientes vítimas de infarto, AVC, dentre outras ocorrências.

“São minutos preciosos que podem salvar uma vida, por isso a necessidade de um profissional qualificado para atender o chamado de forma precisa”, finaliza a coordenadora.

O principal objetivo da capacitação é a promoção integral da saúde com o objetivo de reduzir a morbimortalidade regional, preservar e desenvolver a autonomia dos indivíduos.


Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)
Assessoria de Comunicação
www.saude.pi.gov.br
(86) 3216-3610 / 8802-9604 / 8851-2074