SES/PR – Mobilização contra o mosquito da dengue terá apoio do Exército

O Paraná participa neste sábado (13) da mobilização nacional contra o mosquito da dengue marcada para este sábado (13), com apoio do das Forças Armadas. Está prevista a participação do vice-presidente Michel Temer no comando das operações. Em 19 cidades-pólo, que têm batalhões, os militares se unirão aos profissionais de saúde no combate ao Aedes aegypti.

“A Hora H Contra o Mosquito da Dengue do sábado de Carnaval foi um sucesso. Nossas 22 regionais de saúde organizaram ações em todos os municípios com o apoio de instituições religiosas, clubes de serviço, empresas e prefeituras”, disse o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto. “Agora, com o apoio do Exército, queremos que a Hora H seja uma rotina semanal de cada cidadão paranaense”, afirmou.

Em reunião nesta quinta-feira (11), no gabinete do secretário, em Curitiba, o Comando do Exército e da Defesa Civil Estadual participaram de vídeoconferência com as 22 regionais de saúde para organizar a ação deste sábado.

“Considerando o agravamento das epidemias causadas pelo mosquito e das sérias consequências que trazem à população, as Forças Armadas integram-se aos esforços dos governos federal, estaduais e municipais no combate à proliferação do mosquito”, informou em nota o Comando da 5ª Divisão do Exército, que coordena a mobilização no Paraná.

As Forças Armadas definiram sua participação no combate ao mosquito da dengue em três fases. A primeira, neste sábado, será focada no Dia Nacional de Conscientização com distribuição de material educativo. No período de 15 a 19 de fevereiro os militares reforçarão as visitas domiciliares em apoio às atividades dos agentes municipais e estaduais. A terceira fase, ainda sem data definida, será de conscientização nas escolas.

No sábado (13), às 10 horas, o secretário Michele Caputo Neto visita o Centro de Operações da 5ª Divisão do Exército, em Curitiba. No mesmo horário, a participação do vice-presidente.

DEFESA CIVIL – O major PM Antonio Hiller, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná, informou que as coordenações regionais e municipais da Defesa Civil participarão das três fases da mobilização nacional, assim como foi feito na campanha estadual.

“As nossas equipes regionais e municipais irão compor os gabinetes de gestão dessas operações para que haja apoio operacional e de recursos, quando necessário, e assim cumpramos o principal objetivo que é o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya”, disse o major.

PARANAGUÁ – Em Paranaguá, no litoral do Estado, a Aeronáutica vai auxiliar as equipes de saúde num mutirão de limpeza e conscientização que acontece nesta sexta e sábado (12 e 13). São 150 militares que se unem a 200 profissionais da prefeitura de Paranaguá e 20 servidores da 1ª Regional de Saúde. No sábado, 60 profissionais da Marinha também irão compor as equipes de trabalho no município.

CASCAVEL – O município de Cascavel, na região oeste, prepara uma grande mobilização para a segunda-feira (15). O secretário Michele Caputo Neto participa do evento de largada do mutirão, que acontecerá em frente à prefeitura, às 7h30. A ‘Hora H’ de Cascavel tem a parceria com o Governo do Estado, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Exército, Unioeste, Associação Comercial, OAB, Sindicatos, entre outras entidades da sociedade civil organizada.

SERVIÇO: Secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, visita o Centro de Operações da 5ª Divisão do Exército.

Data: 13 (sábado).

Horário: 10 horas.

Local: 5ª Divisão do Exército – Rua 31 de Março, S/N – Pinheirinho – Curitiba – PR.

Secretário participa da Hora H contra o Mosquito da Dengue em Cascavel.

Data: 15 (segunda-feira).

Horário: 7h30.

Local: Prefeitura de Cascavel – Rua Paraná, 5000 – Centro – Cascavel – PR.

 

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

<-Voltar