SES/RN – Sesap ganha mais reforços na luta contra o Aedes aegypti

Com o objetivo de ganhar mais reforços no combate ao mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Estado da Saúde Pública, por meio da Subcoordenadoria de Informação, Educação e Comunicação (SIEC) tem buscando periodicamente articular com várias instituições públicas e privadas ações de educação e promoção a saúde. Na manhã desta quarta-feira (24) foi à vez do Complexo Cultural da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, em Natal.

Sensibilizados com a situação emergencial provocada pelo Aedes no estado, alunos e professores da UERN fizeram uma grande ação de saúde pública, com apoio da Sesap, Marinha, UFRN e Secretaria de Saúde de Natal. As instituições promoveram junto à comunidade da Zona Norte de Natal, rodas de conversas sobre as doenças: dengue, zika e chikungunya, divulgação do aplicativo Observatório do Aedes que está sendo utilizado pela Sesap para monitorar as denúncias de focos do mosquito, apresentação do grupo de teatro do Centro de Zoonozes de Natal, demonstração do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Entomologia da Sesap na investigação e controle de doenças, mutirão de limpeza no campus e panfletagem no sinal pelo 43º Grupo de Escoteiros Nossa Senhora de Fátima. Houve ainda distribuição de hipoclorito para higienização de frutas e verduras e de material informativo sobre o Aedes.

Para Eufrásia Ribeiro, responsável técnica pela SIEC, “eventos como esse que envolvem instituições e comunidade, nos deixam esperançosos no combate a proliferação do mosquito que tem causado tantos danos aos seres humanos. A Sesap diariamente tem recebido o apoio de instituições públicas, privadas e sociedade civil organizada e, sobretudo da mídia, que para nós é um termômetro de que não estamos mais sozinhos nesta luta contra o Aedes aegypti e assim poderemos mudar o quadro que por hora assusta o país inteiro”, conclui.

No período da tarde, a Sesap recebeu a visita de representantes dos Povos de Matriz Africana e do SESC RN, que se colocaram à disposição para realizar ações em seus territórios para combate ao mosquito.

 

Fonte —

Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap)

Redação ASCOM: (84) 3232-2618 / 2630, 8135-0598

Site:www.saude.rn.gov.br

Twitter: www.twitter.com/SesapRN