SES/RN – Sesap vai ampliar serviços de habilitação para atender crianças com microcefalia

Imagem para o resultado de notícias

Na reunião técnica entre os representantes do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), uma das definições é a prioridade à ampliação da rede de serviços de habilitação e reabilitação física para as crianças com microcefalia.

A coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, Vera Mendes, afirmou que o MS irá ampliar este serviço para que todas as regiões do Estado sejam atendidas. “Há uma determinação da presidente Dilma Roussef no sentido de garantir que todas as regiões tenham referências qualificadas para as mães e suas crianças”, afirmou.

Segundo a coordenadora do MS, após um mapeamento das unidades aptas a prestar esse serviço, será avaliada a necessidade de sua ampliação, tanto da rede própria e inclusive, se for o caso, firmando convênios com instituições filantrópicas.

O documento com as Diretrizes de Estimulação Precoce das crianças de 0 a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor decorrente de microcefalia foi lançado pelo ministério em janeiro deste ano. São orientações direcionadas aos profissionais das equipes da Atenção Básica e Atenção Especializada para a estimulação precoce.
Na avaliação do diretor do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do MS, Maurício Viana, tanto o RN como o município de Natal estão senhores da situação por deterem um bom nível de informação acerca do problema. “O Estado e o município sabem exatamente o que está se passando com relação à microcefalia e sua estrutura e ambos tem um plano de enfrentamento bastante consistente. Lógico que todo sistema sofre com algumas fragilidades relacionadas à falta de certos insumos, mas levantamos a situação e a partir de agora é construir um plano para alinhar as expectativas nas esferas federal, local e estadual”, afirmou.

Fonte: SES/RN
Foto: divulgação