SES/TO – Consultores do Conass e técnicos da Sesau debatem melhorias para a saúde

Técnicos do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estiveram reunidos para debater assuntos importantes no que diz respeito aos problemas que vem sendo enfrentados na área. Na ocasião, também foram debatidos a minuta do plano de ação para atender a Justiça Federal, apresentação do Gabinete de Enfrentamento à Crise na Saúde, situação do setor de recursos humanos e possibilidade de enfrentamento ao subfinanciamento federal na saúde que impacta na gestão estadual.

O coordenador técnico do Conass, Renê Santos, destacou que nesse momento de dificuldade é fundamental um processo de colaboração para que se possa, mesmo com a crise econômica e fiscal, continuar construindo e consolidando o Sistema Único de Saúde (SUS). “O Conass representa as 27 secretarias estaduais de saúde do País e oferece apoio técnico a essas secretarias. Nos colocamos à disposição da Sesau para entender e conhecer ofuncionamento estrutural e dar apoio nas áreas que a secretaria entender que podemos colaborar. Vamos avaliar as informações para termos condições de mensurar em que nível podemos dar apoio”, disse.

A assessora técnica do Conass, Ana Paula Soter, que também participou da reunião ressaltou que o momento é de elencar os problemas. “Por enquanto somos mais ouvidos do que fala, viemos saber quais os problemas para, em seguida, estruturar um plano de ação. Somos um grupo com cerca de 10 pessoas do Conass com potencialidade de ser ampliado, com formação em áreas diferentes. Vamos saber quais são os problemas para acionar os profissionais corretos e dentro desse apoio técnico teremos produtos mais elaborados a oferecer”, disse.

O secretário de estado da Saúde, Marcos Musafir, destacou que neste momento difícil todo apoio é bem vindo e que a secretaria está buscando formas de enfrentar a crise. “Contamos agora com o apoio do Conass e vamos continuar buscando ajuda. Vamos fazer o que for possível para melhorar o serviço que é oferecido”, disse o secretário.

O Conass oferece apoio em várias áreas desde a estruturação da rede de atenção, que envolve a atenção à saúde, regulação e assistência farmacêutica, até as áreas de gestão de recursos, na que compete a melhoraria do desempenho nas áreas administrativas, financeiras e orçamentárias.

O Conass

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que se pauta pelos princípios que regem o direito público e que congrega os secretários de estado da Saúde e seus substitutos legais, enquanto gestores oficiais das secretarias dos estados e Distrito Federal.

É missão é promover a articulação e a representação política da gestão estadual do SUS, proporcionando apoio técnico às secretarias, coletiva e individualmente, de acordo com as suas necessidades, por meio da disseminação de informações, produção e difusão de conhecimento, inovação e incentivo à troca de experiências e de boas práticas.

Fonte: SES/TO