SGTES lança materiais didáticos para formação técnica em saúde

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) lança, nesta terça-feira (11/06), em Brasília, uma série de materiais didáticos para cursos técnicos em saúde. A produção de materiais para nível técnico é pioneira e atende a uma demanda histórica das Escolas Técnicas do SUS, responsáveis pela execução dos cursos técnicos na área de saúde, que necessitavam de um direcionamento curricular.

Foi investido R$ 5,5 milhões na confecção dos conteúdos. O objetivo é orientar a formação e qualificação dos profissionais, especificamente, dos trabalhadores técnicos de nível médio focando na real necessidade das Redes de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e, consequentemente, da população.

A iniciativa faz parte do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps) e atende a quatro áreas prioritárias: vigilância em saúde, radiologia, hemoterapia e citopatologia. As publicações contam com: CD Recursos Didáticos de Apoio à Formação (uso do professor) para o Curso Técnico em Vigilância em Saúde; Atlas de Citopatologia Ginecológica (versões impressa e digital) e Cadernos de Referência em Citopatologia Ginecológica, não Ginecológica e Técnicas de Histopatologia; Livro-Texto de Hemoterapia; Hipermídia de Radiologia (disponibilizada no site do Ministério da Saúde e também em DVD).

O livro-texto de Hemoterapia traz todo o processo do Ciclo do Sangue desde a doação do sangue até sua utilização, contemplando produção, armazenamento, distribuição e transporte adequado e trato com os pacientes. O técnico de Citopatologia recebe um atlas e dois cadernos de referência que apresentam o passo a passo de todas as técnicas necessárias para fornecer material de boa qualidade, permitindo diagnóstico e tratamento adequado às doenças detectadas através das modificações celulares, considerando suas características citoplasmáticas e nucleares, como o câncer de colo uterino.

Já o técnico em radiologia conta com uma hipermídia (CD) que enfoca na realização dos procedimentos terapêuticos, relacionando-os às suas finalidades, efeitos e riscos, aplicando medidas de proteção radiológica voltadas ao usuário, ao profissional, à equipe e ao meio ambiente. A área de Vigilância em Saúde tem um CD de Recursos Didáticos de Apoio à Formação dedicado ao professor com uma série de artigos, textos, protocolos, normas e legislações que apoiarão didaticamente o desenvolvimento do curso e auxiliarão o trabalho do professor. Com este conteúdo, pretende-se ampliar a capacidade e o potencial de formação profissional técnica das Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) na área de vigilância em saúde.

Os materiais podem ser adquiridos pelo site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) e pelo site da Rede de Escolas Técnicas do SUS (www.retsus.fiocruz.br).

SEMINÁRIO – Após o lançamento oficial dos materiais, o evento segue com o Seminário Nacional Profaps no qual a Coordenação-Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde da SGTES reunirá gestores das Escolas Técnicas do SUS (ETSUS), para tratar da execução dos cursos financiados com recursos do Profaps e do alinhamento das ações desse programa no âmbito dos estados.
Serão apresentadas experiências bem sucedidas de gestão pedagógica, administrativa e financeira das ETSUS, ao mesmo tempo em que serão debatidas questões voltadas ao aprimoramento dos processos de formação e qualificação da força de trabalho do SUS no âmbito do Profaps.

SERVIÇO:
Abertura e lançamento do material didático
Local: Hotel Nacional – Setor Hoteleiro Sul – Quadra 01 – Bloco A, Asa Sul  Brasília – DF
Horário: 14h