Subfinanciamento do SUS em pauta na Presidência da República

O Movimento Saúde + 10 foi recebido hoje, (6) em audiência no Palácio do Planalto, pelas ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil), e Ideli Salvatti (Relações Institucionais), pelo secretário Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Os representantes do movimento relataram sua atuação, a coleta de mais de 1,9 milhões de assinaturas e a elaboração da proposta de Projeto de Lei de Iniciativa Popular que reivindica 10% das Receitas Correntes Brutas da União para a saúde.

Representando o Saúde + 10 na audiência estavam Dom Leonardo Steiner e André Luiz de Oliveira (CNBB); Wilson Alecrim e Jurandi Frutuoso (CONASS); Antônio Carlos Nardi e Ênio Servilha (Conasems); Maria do Socorro Souza (CNS) e Ronald Ferreira (Saúde + 10); Marcus Vinícius Furtado (OAB) e Luis Eugenio Portela (Arasco).

O grupo destacou a solenidade de entrega das assinaturas, ocorrida no dia anterior (leia matéria aqui), na Câmara dos Deputados, onde foi recebido pelo presidente da casa, Henrique Eduardo Alves, e reivindicou atenção e compromisso do governo federal com aprovação do projeto, ressaltando que o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) é crônico e que representa grave ameaça ao sistema.

A reunião durou quase 2 horas e contou ainda com a participação dos parlamentares Humberto Costa (senador – PT/PE) e Rogério Carvalho (deputado federal – PT/SE) – ambos relatores de projetos de lei que tratam do mesmo tema, no Congresso Nacional.