Teleassistência e Telemedicina em tempos de Covid-19

TELEASSISTÊNCIA E TELEMEDICINA EM TEMPOS DE COVID 19

O Debate Virtual do Conass de sexta-feira (11/09), às 17 horas tratará da teleassistência e da telemedicina, considerando que a pandemia trouxe a necessidade da revisão dos processos de trabalho das equipes de saúde com a incorporação da telemedicina e da teleassistencia na prática diária. Ambos os termos descrevem o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), destinadas a melhorar o estado de saúde das pessoas, sendo que telemedicina tem sido tipicamente utilizada para descrever serviços clínicos, enquanto a teleassistência tem sido utilizada para definir um escopo mais amplo de serviços, envolvendo educação em saúde, monitoramento remoto e outros.

No debate, serão apresentados e discutidos os benefícios desse formato, como a melhoria do acesso à atenção à saúde; o compartilhamento das inovações; a oportunidade da atenção; e a redução dos custos assistenciais. Também estarão em pauta as possibilidades de utilização dessas modalidades, bem como aspectos práticos e estratégicos dessa ação.

Assim como outros debates virtuais, este também está embasado no Guia Orientador para o enfrentamento da pandemia Covid-19 na Rede de Atenção à Saúde, sistematizado pelo Conass e pelo Conasems com o objetivo de fornecer informações a respeito do tema e auxiliar na reorganização do processo de trabalho destes profissionais na pandemia, tanto na unidade de saúde, como na comunidade.

Este encontro virtual contará com a participação do consultor do Conass, Eugênio Vilaça; do secretário adjunto de Saúde de Porto Alegre, Natan Katz; do secretário municipal de Saúde de Salvador, Leonardo Silva Prates; do coordenador técnico do Conasems, Nilo Bretas; e da facilitadora da Planificação da Atenção à Saúde, do Conass, Eliane Chomatas. A mediação do debate será feita pela assessora técnica do Conass, Maria José Evangelista.

Perguntas poderão ser enviadas pelo www.conass.org.br/participe

Transmissão

Portal do Conass: www.conass.org.br

Canal do Conass no YouTube: www.youtube.com/conassoficial

Participe!