SGTES participa de encontro da Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do CONASS

dsc_8372

A equipe da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), participou na tarde desta terça-feira (29), da reunião da Câmara Técnica do CONASS de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde onde apresentou as políticas e programas implementados pela secretaria.ct_rh

Anemarie da Silveira Bender, diretora substituta do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (Degerts), citou alguns dos temas prioritários que foram elencados pelos estados. “Nós priorizamos temas como a questão das residências multiprofissionais de saúde, o financiamento que é um tema de grande fragilidade nesse momento de recessão da economia, a questão das mesas de negociação permanente do SUS que precisam ser mantidas considerando que são espaços importantes de diálogo e o funcionamento das escolas públicas”, disse.

A diretora substituta do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), Claudia Brandão Gonçalves Silva, destacou a importância do grupo da Câmara Técnica. “A SGTES considera importante a retomada desse fórum de discussão porque fortalece as nossas políticas e fomenta a nossa parceria com os estados”, observou.

Objetivos do encontro

Definir estratégias que apoiem as Secretarias Estaduais de Saúde (SES) na estruturação e fortalecimento da Gestão do Trabalho e Educação em Saúde é um dos objetivos da Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do CONASS que se reúne nesta terça-feira (29), na sede do Conselho, em Brasília.

Coordenada pelo assessor técnico Haroldo Pontes, o encontro conta com a participação de técnicos da SES que irão partilhar experiências dos estados em relação à área a fim de desenvolver um trabalho cooperativo em rede articulada e ágil para troca de informações e superação das dificuldades relatadas e assim, apoiar as Secretarias Estaduais de Saúde na busca de soluções e superação dos problemas.

Entre os temas prioritários de discussão estão a função e o financiamento das Escolas de Saúde Pública e Escolas Técnicas do SUS; a implantação, implementação e avaliação permanente do Plano de Carreiras, Cargos e Salários no âmbito do SUS; a implantação da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS; o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes); a Regulação das profissões em saúde e dimensionamento da rede, e a integração na rede estadual dos hospitais universitários.