UNA-SUS/UFSC lança cursos sobre obesidade e sobrepeso

Profissionais de saúde e demais interessados no tema podem se matricular até 30 de novembro de 2020

De acordo com a última Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2018), divulgada no dia 24 de julho de 2019 pelo Ministério da Saúde, a taxa de obesidade no Brasil chegou a 19,8% em 2018. A pesquisa ouviu 52.395 pessoas maiores de 18 anos de idade, entre fevereiro e dezembro de 2018.

Atenta à temática da alimentação e nutrição, recorrente no dia-a-dia de trabalho da Estratégia de Saúde da Família (ESF), à necessidade de mudanças alimentares devido a problemas de saúde e ao aumento expressivo de indivíduos com sobrepeso e obesidade, a Universidade Federal de Santa Catarina, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFSC), está com matrículas abertas para dois novos cursos que tratam de sobrepeso e obesidade. São eles: Abordagem do Sobrepeso e Obesidade na Atenção Primária em Saúde e Reconhecendo o sobrepeso e a obesidade no contexto da Atenção Primária à Saúde.

Profissionais de saúde e demais interessados no tema podem se matricular até 30 de novembro de 2020.

Confira!

Abordagem do Sobrepeso e Obesidade na Atenção Primária em Saúde

Público alvo:Profissionais de nível superior atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS)

Carga horária: 30 horas

O objetivo é compartilhar ações de promoção de alimentação saudável para o enfrentamento do sobrepeso e da obesidade que possam ser incorporadas no processo de trabalho da APS.
O conteúdo está organizado em três âmbitos de ação: território ampliado, coletividades e individual. Para todos eles apresentamos aspectos teóricos, recursos, ferramentas e práticas na área da saúde e de alimentação e nutrição, para subsidiar e estimular o desenvolvimento de ações e práticas para o enfrentamento do sobrepeso e da obesidade no seu cotidiano.

 

Reconhecendo o sobrepeso e a obesidade no contexto da Atenção Primária à Saúde

Público alvo: Profissionais de nível superior atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS)

Carga horária: 30 horas

O objetivo é capacitar o aluno a reconhecer o sobrepeso e obesidade como uma questão multifatorial relevante a ser abordada na Atenção Básica, além de torná-lo capaz de identificar os principais instrumentos de avaliação, diagnóstico e monitoramento alimentar e nutricional. Ao final, o leitor também será capaz de identificar as recomendações para escolhas de alimentos e refeições, na composição de uma alimentação adequada e saudável.

O conteúdo apresentado segue organizado em três unidades. A primeira apresenta definições, determinantes e impactos do excesso de peso. Na segunda unidade, apresentamos os principais instrumentos de avaliação, diagnóstico e monitoramento alimentar e nutricional, para que o profissional possa inserir, na sua prática cotidiana, ações de cuidado e enfrentamento do sobrepeso e obesidade. Por fim, são apresentadas recomendações para a escolha de alimentos e refeições, na composição de uma alimentação adequada e saudável, valorizando-se a autonomia das escolhas alimentares.

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFSC