UNA-SUS/UFPE abre inscrições para curso Regulação do Acesso Ambulatorial

unasus2

A Universidade Federal de Pernambuco, integrante da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFPE) lança, nessa segunda-feira (30), o curso Regulação do Acesso Ambulatorial. A capacitação integra o Programa de Qualificação para Profissionais de Regulação do Sistema Único de Saúde, iniciativa da Coordenação Geral de Regulação e Avaliação (CGRA) do Ministério da Saúde, em parceria com a UNA-SUS/UFPE.

 O curso é totalmente gratuito, online e tem duração de 45 horas/aula. A versão com certificação será disponibilizada aos profissionais de saúde indicados pelos gestores estaduais. No entanto, o acesso como visitante possibilita que, mesmo sem certificação ao final, qualquer pessoa interessada no tema ingresse no ambiente virtual, permitindo o estudo.

As matrículas seguem até 29 de março, pelo link.

De acordo com as conteudistas da capacitação, Alessandra Maass e Edna Miyuki Hirano, o curso foi dividido didaticamente em duas sessões que se complementam: Regulação do Acesso a partir da Atenção Básica e Central de Regulação Ambulatorial (CRA). “Serão revistos alguns conceitos apresentados nos cursos Introdução à Regulação no SUS e Regulação nas Redes de Atenção à Saúde, além de links para revisão de conteúdo”, explica Alessandra.

O curso – Numa lógica propositiva, a capacitação traz conceitos, experiências e situações-problema que levam à construção de argumentos sobre as ações promotoras da regulação do acesso nas Unidades de Saúde (US) e na Central de Regulação Ambulatorial (CRA). Logo no início, há a apresentação das normativas de acesso/acessibilidade, integralidade da assistência e regulação e, em seguida, traz as ações que propiciam a sua implementação no SUS. Irá abordar os conceitos de Regulação tratados na Política Nacional de Regulação (PNR).

Também serão discutidas as atribuições do Regulador enquanto agente fomentador, articulador e integrador dos pontos de atenção de uma Rede de Saúde e seu papel como operador da Central de Regulação Ambulatorial. “Este curso irá conduzir a reflexão sobre a importância da ação regulatória na produção do cuidado a partir da Atenção Básica ultrapassando e ampliando os limites do Complexo Regulador”, explica a coordenadora técnico-pedagógica do Grupo SABER Tecnologias Educacionais e Sociais e da UNA-SUS/UFPE, Josiane Machiavelli.

Os conteúdos foram elaborados de forma a melhor se adaptar aos diferentes estilos de aprendizagem dos trabalhadores-estudantes e trazem ferramentas como ilustrações, fluxogramas, vídeos, textos, leituras complementares e estímulo às discussões em fóruns temáticos. Ao final, são apresentados exercícios correspondentes a cada unidade didática, com o objetivo de sistematizar e apreender o conhecimento da formação.

 

Fonte: UNA-SUS, com informações da UFPE