VI Caminhada pela Vida alerta para importância da doação de órgãos

Para marcar as comemorações do Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, a Central de Transplantes do Rio Grande do Norte realiza no próximo sábado (29) a VI Caminhada pela Vida.

O percurso inicia às 7h30, saindo do IFRN da Av. Sen. Salgado Filho com destino ao Parque das Dunas, na Av. Alexandrino de Alencar. Haverá distribuição de kits com camisetas para os 500 primeiros participantes. Ao final do percurso, dentro do parque, o coordenador da Central de Transplantes, Yuri Galeno, falará sobre a importância do estímulo à doação de órgãos; pacientes transplantados e em fila de espera darão seus depoimentos, além de apresentações musicais, com destaque para a Banda AlaMoana, que participou do vídeo clipe “À espera” – veiculado nas TVS locais em prol da doação de órgãos.

A Caminhada encerra as ações do Setembro Verde, mês dedicado à conscientização da importância da doação de órgãos. Durante todo este mês, através de parceiros como a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, IFRN, UNI RN e o Instituto do Bem, foi trabalhado – através de cursos, palestras e seminários – o incentivo à doação de órgãos.

Números

Atualmente, o Rio Grande do Norte ocupa o 3º lugar no Nordeste, em número de doações de órgãos com 11,4% por milhão de população (pmp). O Ceará está em primeiro lugar, com 25,9% pmp e Pernambuco em 2º lugar, com 17,7% pmp.

O RN realiza transplantes de rins, córnea e medula óssea, sendo o de córneas o maior quantitativo, com 83 transplantes realizados entre janeiro e junho de 2018. No mesmo período foram realizados 29 transplantes de rim.

No estado existem, cadastrados na lista ativa de espera, 177 pacientes aguardando transplante de córnea, 213 aguardando por um transplante renal e 50 pessoas à espera por um transplante de medula.

Assessoria de Comunicação 

Secretaria de Estado da Saúde Pública

(84) 3232-2618/3232-2630/99904-6625