Videoconferência e entrega de veículos marcam Dia Nacional de Combate ao mosquito Aedes

Foto: SES/RN
Foto: SES/RN

Nesta sexta-feira (2) o Rio Grande do Norte participou das ações programadas para o Dia Nacional de Combate ao Mosquito, transmissor da dengue, zika e chikungunya – mobilização promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com governos estaduais, prefeituras e população.

No início da manhã o secretário de estado da Saúde Pública, George Antunes participou de videoconferência com o presidente Michel Temer e representantes dos estados de Roraima, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás.

George agradeceu o apoio do Ministério da Saúde e reforçou as ações que estão sendo desenvolvidas no estado para o combate ao mosquito. “Estamos trabalhando para qualificar a assistência no enfrentamento destas epidemias e contamos com o apoio das secretarias municipais de saúde para o controle dos vetores e das Forças Armadas, atuando na multiplicação das informações”, disse. O secretário solicitou ainda que a equipe da presidência possa vir ao RN conhecer o trabalho desenvolvido pelo município de Natal no combate ao mosquito, que pode ser multiplicado para outros municípios e estados.

O presidente Michel Temer agradeceu a participação de todas as entidades que estão integradas no combate ao mosquito e reforçou que a presidência e o Ministério da Saúde tem uma atenção especial com os estados do Nordeste, que apresentam 63 municípios em situação de alerta ou risco de epidemia. “Vejo que todos estão empenhados e esperamos ajudar e contar com o apoio de todos em nome da saúde brasileira”, finalizou Temer.

Após a videoconferência, uma solenidade no bairro das Rocas marcou a entrega simbólica de cinco veículos para os municípios de Caicó, Extremoz, Nísia Floresta, Assu e Natal, entregues pelo representante do Ministério da Saúde, Fernando Amaral, para ajudar nas ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti.

Ao longo de toda a manhã os agentes de endemias do município de Natal e os militares da Marinha percorreram o bairro das Rocas com palestras educativas e inspeção nas escolas em busca de possíveis criadouros do mosquito. Na próxima sexta-feira (9) o município de Natal realiza a mesma ação na unidade básica de saúde José Sarney, no bairro de Lagoa Azul, e na sexta seguinte (16) em Ponta Negra.

A recomendação do Ministério da Saúde é que as mobilizações sejam feitas todas as sextas-feiras, intensificando as ações de combate e verificando possíveis focos do mosquito. A campanha nacional, lançada no final de novembro, traz o tema “Um simples mosquito pode marcar uma vida – um simples gesto pode salvar” e tem como foco a “Sexta sem mosquito”, incentivando empresas, associações e a própria população para que cada um faça a sua parte.

Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap)

Redação ASCOM: (84) 3232-2618 / 2630, 8135-0598

Site:www.saude.rn.gov.br

Twitter: www.twitter.com/SesapRN