VideoSaúde promove mostra e chamada aberta de audiovisual durante a pandemia

Que saúde e ciência são temas importantes, ninguém discute. Mas num momento como o atual, em que a pandemia de Covid-19 se tornou uma das principais preocupações mundiais, os dois assuntos estão cada vez mais presentes na rotina das pessoas.

Para estimular a reflexão e o conhecimento sobre esses temas, a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz promove duas iniciativas que integram informação e comunicação no enfrentamento da pandemia e na promoção da saúde.

A primeira é a mostra online ‘Ciência, saúde e sociedade’, que reúne 30 filmes do acervo da VideoSaúde no Portal Fiocruz, para serem acessados e assistidos de casa. Os filmes retratam, em suas diversas linguagens, a importância do Sistema Único de Saúde e sua importância para a consolidação de uma sociedade mais justa, com produções que abordam o conceito de saúde para além da ausência de doenças.

“Diante da pandemia de Covid-19, os vídeos selecionados trazem elementos importantes para a reflexão sobre o SUS, a ciência e a função social dos cientistas no país”, aponta o comunicador Wagner Oliveira, que é um dos responsáveis pela mostra.

“Além disso, a seleção é uma sugestão de atividade cultural e educativa para todas as pessoas que estão em suas casas, respeitando as recomendações de distanciamento físico”, complementa.

Olhares sobre Covid-19

Simultaneamente à mostra, a VideoSaúde inicia também uma chamada aberta para seleção de audiovisuais sobre o novo coronavírus e a pandemia de Covid-19.
O objetivo da chamada é obter e futuramente disponibilizar por meio de seu acervo audiovisual, vídeos, filmes, animações e outros registros que mostrem as diferentes maneiras que a sociedade brasileira vem atravessando a experiência da pandemia.

No projeto Olhares sobre a Covid-19 serão aceitos vídeos de curta, média e longa duração, captados em equipamentos profissionais ou celulares, em diferentes gêneros e linguagens. O regulamento está aberto a produções profissionais ou independentes, seja de instituições, profissionais, estudantes, comunicadores populares ou demais interessados.

“Queremos conhecer e acolher os olhares do audiovisual que está sendo produzido nesse momento. O audiovisual tem a capacidade de nos oferecer o olhar de como as pessoas estão vivendo esse momento dentro das unidades de saúde, serviços essenciais, ou em casa, junto à família, enfim, em suas próprias experiências”, descreve Wagner, que também é um dos organizadores.

Os vídeos selecionados passarão a compor o acervo público da VideoSaúde/Fiocruz para exibições em canais de televisão, internet e meios digitais, em ações de educação e ensino, mostras e afins.

A VideoSaúde conta com mais de 8 mil produções em seu acervo, um dos principais repositórios audiovisuais sobre saúde e ciência do país. Também produz e distribui filmes e vídeos próprios, que estão disponíveis em acesso aberto, no Portal Fiocruz.

O prazo de inscrição para o projeto Olhares sobre a Covid-19 vai até 31 de julho de 2020. Leia o regulamento e acesse a ficha de inscrição.

Fonte: Fiocruz