Vigilância em Saúde Ambiental

vigila%cc%82ncia-em-saude-ambiental1
Os representantes estaduais da Vigilância em Saúde Ambiental estão reunidos em Brasília para o encontro da Câmara Técnica do CONASS. Entre os pontos de pauta está a implementação do Plano Nacional de Saneamento Básico, suas metas nacionais e desafios para o setor saúde, com a participação do Ministério das Cidades e da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde.

A vigilância da qualidade da água para consumo humano, considerando a revisão da Portaria GM/MS n. 2.914 de 2011, que trata dos procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água e seu padrão de potabilidade também será discutida, assim como a definição de parâmetros para pesquisa de agrotóxicos em água.

vigila%cc%82ncia-em-saude-ambiental2

Haverá ainda o relato da experiência de implementação do Vigiágua no Rio Grade do Sul e em seguida os participantes irão debater o enfrentamento de situações adversas como o monitoramento da qualidade da água em regiões com seca prolongada. Para esta temática estão convidados os representantes da SVS, da Secretaria Estadual de Saúde do RS e das secretarias estaduais de saúde da região Nordeste.

Em relação à vigilância da qualidade do ar, serão discutidas estratégias de Vigilância em Saúde de Populações Expostas à Poluição Atmosférica (Vigiar), como a identificação de áreas de risco, também com a participação de representantes da SVS.

O estado da arte da discussão tripartite no que concerne à revisão da Portaria GM/MS n. 204 de 2007, que regulamenta o financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações e os serviços de saúde e a necessidade de participação da Vigilância em Saúde no processo de planejamento do SUS finalizam as discussões da reunião.

Amanhã (9), a reunião será conjunta com a Câmara Técnica de Epidemiologia.