Congresso Conasems – VII Seminário do OIAPSS e Colóquio da COLUFRAS será realizado durante o XXIX Congresso do CONASEMS

Teve início ontem (07), em Brasília, o VII Seminário do Observatório Ibero-Americano de Políticas e Sistemas de Saúde (OIAPSS) e Colóquio da Conferência Luso-Francófona da Saúde (COLUFRAS). O encontro aconteceu durante o XXIX Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) destinado à congressistas e convidados.

Com o objetivo promover uma análise comparativa dos modelos e diretrizes que norteiam os arranjos de governança, financiamento, prestação de serviços em saúde, assistência e participação cidadã, o seminário irá apresentar também os avanços e desafios, prós e contras dos processos de planejamento, monitoramento e avaliação dos resultados provenientes da regionalização da saúde.

Segundo o assessor técnico para relações internacionais do CONASS e moderador da mesa, Fernando Cupertino, os expositores debateram as diferentes visões dos sistemas de saúde de alguns países e analisaram os efeitos da recente crise econômica nos sistemas públicos de saúde. Além disso, falaram dos problemas enfrentados diariamente e estratégias visando o fortalecimento dos sistemas. “Nós vimos à questão do envelhecimento populacional e seus impactos na sociedade, analisamos sobre os custos de cuidado nos sistema de saúde e tratamos do presente e do futuro dos sistemas públicos nesse contexto”, disse.

Para Henrique Botelho, médico de família de Portugal e membro do Observatório Ibero-Americano de Políticas e Sistemas de Saúde, com a crise muito acentuada na Europa, pensar no futuro da saúde em Portugal significa melhorar as estratégias de saúde para que a queda do sistema financeiro não afete o cidadão. “Fazendo essas observações e mudando as estratégias, nós podemos prever quais sãos as medidas que o governo deve adquirir, para que pelo menos possamos reduzir os impactos na saúde da população, “ falou.

Entre os convidados está o presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública do Quebec (INSPQ) Luc Boileau, que, além de apresentar um panorama da situação atual do sistema de saúde do Quebec, falou também sobre o papel das agências regionais, das expectativas da população e dos profissionais e da participação efetiva do cidadão.

 

Luiza Tiné

Assessoria de Comunicação Social do CONASS

ascom@conass.org.br

Telefones: (61) 9696 4675 / 9970 5735 / 8172 8892 / 3222 3000