Webconferência debate importância do humor para saúde nesta quinta, 20

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), realizará, nesta quinta-feira (20), a partir das 15h, a webconferência “Potência do Humor na Saúde – Como vai seu senso de humor?”. O objetivo da transmissão é discutir a influência do humor no atual contexto da saúde. O encontro é resultado de uma parceria entre a Diretoria de Educação Profissional da ESP/CE, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor).

O evento contará com a participação de Karina Saboya, psiquiatra e psicóloga; de Márcio Acselrad, doutor em Comunicação; e de Matheus Sebbe, cirurgião-dentista. A webconferência tem, entre outros objetivos, levantar a discussão sobre como podemos cuidar melhor da nossa saúde mental e entender as múltiplas variáveis contidas no humor de cada pessoa.

As particularidades do senso de humor podem indicar a forma como lidamos com as dinâmicas da vida contemporânea. Especialistas apontam que o bom humor ajuda o organismo a manter-se saudável, seja pela produção de hormônios benéficos, como a endorfina, ou pelo controle da pressão sanguínea, melhora do sono e do desempenho sexual.

No entanto, a psicóloga Karina Saboya explica que definir o que é o bom humor ainda é um desafio. “O humor é mais fácil de reconhecer do que de definir. O fato de uma palavra não ser fácil de definir não é obviamente indicação de que ela é pouco importante, pelo contrário”, analisa.

Karina Saboya ressalta o trabalho da ESP/CE de ir além do cuidado à saúde das pessoas. “Essa missão vai ao encontro dos objetivos da nova ordem da Medicina e da Psicologia Positivas, onde o desenvolvimento pessoal passa a fazer parte da saúde. Vamos falar nessa webconferência do hábito do humor, que já é um ativo da nossa comunidade, e de como ele pode ser potencializado para lidar com o estresse no dia a dia e nos momentos mais difíceis”, lembra.

Webconferência

Tema: Potência do Humor na Saúde – Como vai o seu senso de humor?
Data: quinta-feira, 20 de agosto
Horário: 15h
Assista em :youtube.com/espceara

Assessoria de Comunicação da ESP-CE
Repórter: Daniel Araújo
Arte gráfica: Júlio Lopes