Webinar Proqualis Maio – Resistência Microbiana: estratégias para o uso racional de antimicrobianos

Por Annalu Pinto da Silva

No dia 29 de maio, terça-feira às 14h, o Proqualis irá promover webinar com o tema Resistência Microbiana: estratégias para o uso racional de antimicrobianos. A palestrante convidada é Claudia Vidal, Chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, filiado à EBSERH. 

A resistência microbiana aos antimicrobianos atualmente é uma das maiores preocupações globais em saúde pública, uma vez que antimicrobianos muito usados estão se tornando ineficazes, gerando uma série de consequências diretas e indiretas como, por exemplo, o prolongamento da doença, o aumento da taxa de mortalidade, a permanência prolongada no ambiente hospitalar e a ineficácia dos tratamentos preventivos que comprometem toda a população.

Embora a resistência microbiana seja um fenômeno natural, sua propagação está diretamente relacionada a diversos fatores, como uso indevido de antimicrobianos, programas de controle de infecção e de gerenciamento da terapia antimicrobiana inadequados ou inexistentes, medicamentos de má qualidade, vigilância inadequada e regulamentação insuficiente sobre o uso dessas substâncias. 

O Webinar será transmitido ao vivo através do link:  http://www.tvq.com.br/aovivo/fiocruz2/.Conecte-se um pouco antes das 14 horas e aguarde o início da transmissão.

A transmissão será realizada no Centro de Estudos Estratégicos, no prédio da Expansão da Fiocruz.

Fonte: Icict/Fiocruz

<-Voltar